Busca do Google com atalhos
Wanderley Caloni, 2008-05-19

#ferramentas

Eu adoro atalhos de teclado. Desde meus primeiros anos usando computadores, atalhos têm se tornado minha obsessão. Sempre faço minha pesquisa pessoal de tempos em tempos, colecionando e usando novos atalhos descobertos. Por um bom tempo eu evitei ter que usar o mouse, treinando-me para lembrar de todas as seqüências de teclas que conhecia.

_Eu não tenho **nada **contra o uso do mouse nem as pessoas que o usam. Eu apenas não sou tão entusiástico em usar o mouse. Por algum tempo, eu até acreditei que o ponteiro do cursor estava me atrapalhando, então eu desenvolvi um programa para tirá-lo da tela (usando um atalho de teclado, claro). Porém, mais uma vez, não sou contra seu uso. Eu mesmo uso-o de vez em quando (quando eu preciso).__ _

Até algum tempo atrás a web _não era muito convidativa para usuários de atalhos. Então surgiu o Google e as suas aplicações que suportavam essa característica, o que me deu uma razão a mais para passar a usar seu cliente de _e-mail e leitor de notícias sem pressionar constantemente a tecla . No entanto, ainda faltava a mesma funcionalidade para seu buscador. Felizmente, isso não é mais verdade.

Busca Experimental

Ainda em teste, eu comecei a usar os novos atalhos de teclado na busca do Google disponíveis no saite Google Experimental Search. Até agora existem atalhos para próximo resultado (J), **resultado anterior (K), abertura da busca (O ou )** e **colocação do cursor na caixa de busca (/)**. Eles funcionam exatamente como o Gmail e o Google Reader. Eu fiquei tão empolgado com a idéia que mudei o complemento de busca do Google de dentro do meu Firefox. E agora vou contar como isso pode ser feito facilmente (nota: minhas dicas servem para usuário de Windows apenas).

Colocando atalhos do Google dentro do Firefox

Provavelmente seu complemento de busca estará em uma das duas pastas abaixo:

%programfiles%\Mozilla Firefox\searchplugins %appdata%\Mozilla\Firefox\Profiles*.default\searchplugins

O arquivo do complemento tem o nome google.xml e você pode editá-lo usando o Bloco de Notas ou qualquer outro editor de texto simples (sem formatação). Abaixo está o ponto onde você deve inserir a nova linha que irá ativar os atalhos dentro da página de buscas do Google.

<...> ** ** <...>

É isso aí. Agora você pode ter o melhor dos dois mundos: o melhor buscador da internete_ _com atalhos. Existirá maneira de se tornar ainda mais produtivo?