CCPPBRRio12
Wanderley Caloni, 2015-08-16

#encontros #ccppbrasil #ccpp #rio #eventos #rio de janeiro #palestras #grupo #chopp

Esse foi o segundo encontro do nosso grupo no Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, Cidade do Bixcoito de Polvinho. E foi o primeiro encontro a ser exibido em streamming e gravado para o YouTube, graças ao suporte da RioSoft, uma organização que incentiva o mercado de desenvolvimento de software no Brasil, e onde foi realizado o evento.

Esse é o nosso segundo encontro no ano e mais um imenso sucesso, dessa vez graças aos hercúleos esforços de Pedro Lamarão e o nosso host e palestrante mais do que bem-vindo André Tupinambá.

Dessa vez tivemos duas palestras sobre EFL, uma ideia interessante de um framework mobile leve, com a presença dos palestrantes Larry Lira e Felipe Almeida.

Em seguida, pós-almoço, foi minha vez de apresentar meu script que indexa PDBs com repositórios Git e toma proveito do mecanismo de carregamento de fontes do WinDbg, seguido por um passo-a-passo de Rodrigo Strauss, que escreveu código (quase) completamente do zero, mostrando como boost::asio pode ser tão simples (ou tão complicado) quanto abrir um socket no Windows (só que com templates e lambdas, bem melhor!).

GitIndex e SourceServer from Wanderley Caloni

E por fim, Tupinambá salva o dia com mais uma palestra sobre performance, um tema obrigatório que quase ficou sem representantes. Ufa!

Na verdade, esse não foi o fim. Para os que já frequentam nossos encontros, parte integrante do evento é o tradicional ChoPP pós-palestras, onde os temas são convertidos em discussões etílicas, e onde as métricas séries da GPU acabam virando elucubrações viajantes em física quântica.

A todos os envolvidos e reponsáveis por um dia tão compensatório, o nosso muito obrigado! Que venham outros =D