Cezinha Explica
Wanderley Caloni, 2016-05-31

#suporte técnico #cezinha #amigos #merchand

O Cezinha, ex-colega meu de suporte e um amigo que não vejo há um tempo, levou a curiosidade e o empenho até as últimas consequências e criou um canal de vídeos onde explica procedimentos que o suporte técnico precisa quase sempre realizar para informar ao desenvolvimento de um programa com problemas o que está dando de errado.

O seu primeiro vídeo explica como gerar um dump de processo. Porém, longe de ser superficial, o vídeo primeiro explica alguns conceitos de endereçamento de memória no Windows, talvez até para dar um start no cérebro de muita gente e criar um gancho para próximos vídeos.

Utilizando o Debugging Tools e o VBS conhecido de muita gente – o AdPlus.vbs – ele cria dumps para programas que “capotaram”, ou seja, geraram um crash, ou os que simplesmente “travaram” (ex: ficaram com a tela branca e irresponsiva).

Fora todos os méritos técnicos e as inúmeras vantagens de agora ter um vídeo para compartilhar com qualquer equipe de suporte que precise realizar esses procedimentos, a edição do vídeo e todo o suporte a redes sociais, além do próprio design envolvido na criação, estão impecáveis. É difícil até aceitar que este é o primeiro vídeo do Cezinha =)

Bom, espero que quem precisa dessas informações técnicas siga, compartilhe e acompanhe o Cezinha. Ele é o melhor exemplo de alguém que pegou um limão e não só fez uma limonada, mas parece estar plantando seu próprio limoeiro ;)