Como compilar em somente um passo
Wanderley Caloni, 2009-05-25: controle de fonte

Uma das primeiras perguntas do teste do Joel é saber se você pode compilar todo o projeto em apenas um passo. Essa é uma questão essencial e um desafio para muitas equipes. Perdem-se horas sagradas para gerar um novo Release.

Compilação automática geralmente está disponível nas ferramentas de desenvolvimento. Se você estiver usando o Visual Studio, por exemplo, é possível fazer isso com uma linha:

devenv minha-solução.sln /Rebuild Release

Se não for exatamente o que você precisa, basta fazer uma pesquisa de quinze minutos e encontrar os parâmetros corretos. O objetivo é: eu rodo esse comando em cima do projeto inteiro em uma máquina zerada e ele simplesmente compila.

Múltiplas soluções

É lógico que ter apenas um solution/workspace para guardar projetos médios e grandes é inviável. Demora para carregar no ambiente e possuem dezenas de dependências. Isso já foi tentado duas vezes nas duas empresas em que trabalhei e não funcionou. Talvez por isso seja necessário criar um script que rode o comando acima para todas as soluções do projeto, o que não muda muito o modus operandi da coisa:

call :Build ..\Libraries\Libraries.sln
call :Build ..\Services\Services.sln
call :Build ..\Drivers\Drivers.sln
call :Build ..\Tools\Tools.sln
goto :eof




:Build
echo %1...
devenv "%1" /Rebuild Release
exit /b %errorlevel%

Note que meu script usa a estrutura padronizada dos diretórios de um projeto, onde cada tipo de componente tem sua pasta e solução.

Aos poucos você pode ir colocando “frescurinhas” em seu build (executa Debug e Release, roda automatizado no servidor, faz testes unitários, incrementa o número da versão, …), mas algumas premissas sempre se mantêm:

  • Deve ser possível compilar o projeto inteiro em um passo

  • Deve ser possível usar qualquer máquina de desenvolvimento para isso

Regras simples de ser seguidas se você usar sempre a máxima do KISS.