Creative Commons

2008/02/19

Talvez a maioria das pessoas ignore o fato que, ao publicarem algum conteúdo, qualquer conteúdo, na internet, estarão criando algo, e esse algo tem um autor, e portanto, de acordo com nossa lei (Brasil) e alguns tratados internacionais, está protegida pelo direito autoral.

Para ajudar os autores da internet a informarem ao seu público qual o nível de proteção e liberdade dados às suas obras de maneira padronizada e internacionalizada, foi criado o Creative Commons, cuja função é exatamente essa que descrevi.

Exatamente por não ser obrigado o registro de uma obra para tornar válido o seu direito autoral, o Creative Commons apenas define alguns logos e links que simbolizam e especificam quais os direitos que um autor gostaria de aplicar à sua obra, variando de uma obra totalmente protegida até uma obra sem qualquer nível de proteção. No meu caso, por exemplo, as obras do Caloni.com.br estão publicadas sob as seguintes condições:

Creative Commons no Caloni.com.br

Essa foi uma configuração que escolhi ao ler os termos do sítio e configurar minha licença. É necessário que essa licença esteja “assinada” junto da obra, através de um link disponível sempre que a obra for exibida.

Facebook | Twitter | Linkedin | Google