Engenharia reversa para principiantes

2007/10/10

Dei uma reformada em minha última palestra sobre engenharia reversa e resolvi disponibilizá-la aqui:

Engenharia Reversa para Principiantes from Wanderley Caloni

O tema escolhido foi tentar abranger os níveis de conhecimento que uma pessoa disposta a se dedicar à engenharia reversa de programas deveria ter, desde programação, passando pelo sistema operacional e terminando no uso de ferramentas. Achei interessante abordar esse tipo de conteúdo pelo fato de existirem pessoas que gostariam de começar ou já começaram e não sabem para onde ir.

Outra coisa que fiquei receoso de colocar (mas coloquei) foi a lista de tarefas para usar o conhecimento aprendido. Pode ser frustrante tentar procurar emprego nessa área aqui no Brasil e não adianta nada aprender e não usar. A engenharia reversa, assim como a área de segurança da informação, para ser efetiva, deve levar em conta como as coisas são feitas, o que quer dizer que fazer vírus e quebrar proteção de software faz parte do aprendizado.

Se houverem interessados o suficiente poderei ministrar uma palestra online através do mesmo link acima, para ilustrar os slides e tirar dúvidas. Lembrando que isso não inclui as perguntas “como eu quebro o programa X” ou “faz um vírus pra mim”.

Facebook | Twitter | Linkedin | Google