Entrando na zona com Windows

2017/03/14

Um artigo anterior havia dado umas dicas de como transformar o Vim em uma ferramenta para toda obra, com isso limitando as distrações quando se está em um computador, e com isso facilitando a entrada e a permanência no estado de fluidez de produtividade que conhecemos como “flow”, ou estar na zona. Agora é a vez do Windows.

O Windows 10 já vem com atalhos pré-instalados assim que você loga nele. Tem browser, navegador de arquivos, notícias, e uma caralhada de coisas inúteis que ficam se mexendo na tela, chamando sua atenção, distraindo sobre o que é mais importante.

Mas é possível arrancar tudo isso e deixar na barra de tarefas pinado apenas as coisas realmente vitais para o uso do computador de trabalho, geralmente o terminal, o navegador (pesquisa, emails, etc) e o editor (não necessariamente o Vim).

O terminal do Windows, o Command Prompt, ou cmd para os íntimos, sofreu algumas mudanças ultimamente. Entre elas há a transparência, o que o tornou cool, e a tela cheia (atalho Alt+Enter), o que o tornou ideal como ferramenta de navegação para programadores, melhor do que o explorer, que virou um penduricalho de atalhos inúteis também.

Já o editor ou IDE pode ser usado também em tela cheia. O GVim, por exemplo, possui um pequeno plugin que faz isso (acho que o único que uso que contém uma DLL compilada).

Além do mais, não é necessário exibir a barra de tarefas o tempo todo. Escondê-la é muito simples. Com isso ganha-se mais espaço, evita-se de ver as coisas que estão abertas (por exemplo, o navegador) e também evita-se ficar olhando o horário no relógio, o que é um plus se você fica constantemente vendo se é hora de comer.

Agora, através dos atalhos Win+1, 2, 3… pode-se abrir e alternar entre os aplicativos principais do seu dia-a-dia, que devem ficar “pinados” na barra de tarefas. Os meus atualmente são três: browser, terminal (cmd) e editor (vim).

Não é necessário colocar coisas como Visual Studio, já que minha navegação é feita rapidamente pelo terminal para o projeto que irei mexer. Com isso o foco fica restrito a apenas uma coisa: o que você tem que fazer hoje? =)

Facebook | Twitter | Linkedin | Google