Entre Realidades

2020-02-14, 329 words, 2 minutes

Este filme com cara de independente e hipster foi escrito pela atriz Alison Brie e pelo diretor Jeff Baena, que ficou conhecido pelo ótimo Vida Após Beth, com Aubrey Plaza. Filmado pela Netflix em Los Angeles, faz pensar em como qualquer espectador hoje em dia é um espectador de streaming.

O conceito é vago, quase inexistente. Mexe com o consciente de uma pessoa cujo inconsciente navega por experiências que estão no imaginário popular, mas que nunca sobem à superfície como um discurso realista. Quem o faz é chamado de maluco, e este é um filme sob o ponto de vista de uma maluca.

Essa maluca é Alison Brie, que não usa quase nada do seu já esgotado charme da série Community. Brie protagonizou recentemente uma série de luta livre (também pela Netflix) e anda perdendo uma espontaneidade meticulosa que a tornava pelo exagero uma persona única. Seria útil aqui.

Cores leves e um tema pesado acompanham a rotina de Sarah, que trabalha em uma loja de tecidos e não tem amigos. Ela tinha uma égua, mas algo aconteceu que a fez perdê-la. Ela tinha um namorado, mas já faz um tempo. E ela tinha uma mãe depressiva que se matou no ano passado.

O plot acaba sendo que todos sabem que ela é maluca e isso é usado como a muleta para entendermos todo o filme de outra maneira, sob outro prisma: o prisma dos insanos. Porém, essa insanidade, quando vem, chega atrasado, já sabemos que a história não terá respostas redondas nem fáceis, mas não nos importamos mais com o destino da heroína.

Pelo menos este filme não é malucofóbico. Ele abraça todas as formas de enxergar como os alienígenas estão envolvidos com a humanidade, desde a construção de pirâmides até o uso como termômetros clonados por gerações.

Ele também não é engraçado, pois uma coisa leva a outra. Torcemos que ela consiga o que quer, mas ela deseja tanto algo que já não sabemos se é verdade.

Entre Realidades. "Horse Girl" (EUA, 2020), escrito por Jeff Baena e Alison Brie, dirigido por Jeff Baena, com Alison Brie, Molly Shannon e Goldenite. Mais um filme bacaninha da Netflix. Nota: 3/5. Tags: blog, movies. IMDB: 11388406. Publicado em 2020-02-14. Quer colaborar?