eXtreme Go Horse
Wanderley Caloni, 2012-09-27

#blogging #metodologias

O Go Horse Power (GHP) foi criado por um blogue hoje extinto. As premissas dessa nova metodologia de desenvolvimento era que o projeto fosse feito da maneira mais rápida possível.

Contudo, eles não contavam com a versão turbinada do desleixo humano.

A eXtreme Go Horse (XGP) é o suprassumo das metodologias do mercado brasileiro de desenvolvimento. Quem nunca trabalhou em uma empresa gerida por essas regras? (Bom, pelo menos XGH pelo jeito tem até controle de fonte, algo que era até meio raro uns anos atrás):

1- Pensou, não é XGH

XGH não pensa, faz a primeira coisa que vem à mente. Não existe segunda opção, a única opção é a mais rápida

2- Existem três formas de se resolver um problema

Estas são: a correta, a errada e a XGH, que é igual à errada, só que mais rápida. XGH é mais rápido que qualquer metodologia de desenvolvimento de software que você conhece (Vide Axioma 14).

3- Quanto mais XGH você faz, mais precisará fazer

Para cada problema resolvido usando XGH, mais uns 7 são criados. Mas todos eles serão resolvidos da forma XGH. XGH tende ao infinito.

4- XGH é totalmente reativo

Os erros só existem quando aparecem.

5- XGH vale tudo, só não vale dar o toba

Resolveu o problema? Compilou? Commit e era isso.

6- Commit sempre antes de update

Se der merda, a sua parte estará sempre correta.. E seus colegas que se fodam.

7- XGH não tem prazo

Os prazos passados pelo seu cliente são meros detalhes. Você SEMPRE conseguirá implementar TUDO no tempo necessário (nem que isso implique em acessar o BD por um script malaco)

8- Esteja preparado para pular fora quando o barco começar a afundar¿

Ou coloque a culpa em alguém ou algo. Pra quem usa XGH, um dia o barco afunda. Quanto mais o tempo passa, mais o sistema vira um monstro. O dia que a casa cair, é melhor seu curriculum estar cadastrado na APInfo, ou ter algo pra colocar a culpa

9- Seja autêntico, XGH não respeita padrões

Escreva o código como você bem entender, se resolver o problema, commit e era isso

10- Não existe refactoring, apenas rework

Se der merda, refaça um XGH rápido que solucione o problema. O dia que o rework implicar em reescrever a aplicação toda, pule fora, o barco irá afundar (Vide Axioma 8)

11- XGH é totalmente anárquico

A figura de um gerente de projeto é totalmente descartável. Não tem dono, cada um faz o que quiser na hora que os problemas e requisitos vão surgindo (Vide Axioma 4)

12- Se iluda sempre com promessas de melhorias

Colocar TUDO no código como uma promessa de melhoria ajuda o desenvolvedor XGH a não sentir remorso ou culpa pela cagada que fez. É claro que o refactoring nunca será feito (Vide Axioma 10)

13- XGH é absoluto, não se prende à coisas relativas

Prazo e custo são absolutos, qualidade é totalmente relativa. Jamais pense na qualidade e sim no menor tempo que a solução será implementada, aliás¿ não pense, faça!

14- XGH é atemporal

Scrum, XP¿Tudo isso é modinha. O XGH não se prende às modinhas do momento, isso é coisa de viado. XGH sempre foi e sempre será usado por aqueles que desprezam a qualidade

15- XGH nem sempre é POG

Muitas POG¿s exigem um raciocínio muito elevado, XGH não raciocina (Vide Axioma 1).

16- Não tente remar contra a maré

Caso seus colegas de trabalho usam XGH para programar e você é um coxinha que gosta de fazer as coisas certinhas, esqueça! Pra cada Design Pattern que você usa corretamente, seus colegas gerarão dez vezes mais código podre usando XGH.

17- O XGH não é perigoso até surgir um pouco de ordem

Este axioma é muito complexo, mas sugere que o projeto utilizando XGH está em meio ao caos. Não tente por ordem no XGH (Vide Axioma 16), é inútil e você pode jogar um tempo precioso no lixo. Isto fará com que o projeto afunde mais rápido ainda (Vide Axioma 8). Não tente gerenciar o XGH, ele é auto suficiente (Vide Axioma 11), assim como o caos.

18- O XGH é seu brother, mas é vingativo

Enquanto você quiser, o XGH sempre estará do seu lado. Mas cuidado, não o abandone. Se começar um sistema utilizando XGH e abandoná-lo para utilizar uma metodologia da moda, você estará fudido. O XGH não permite refactoring (vide axioma 10), e seu novo sistema cheio de frescurites entrará em colapso. E nessa hora, somente o XGH poderá salvá-lo.

19- Se tiver funcionando, não rela a mão

Nunca altere, e muito menos questione um código funcionando. Isso é perda de tempo, mesmo porque refactoring não existe (Vide Axioma 10). Tempo é a engrenagem que move o XGH e qualidade é um detalhe desprezível.

20- Teste é para os fracos

Se você meteu a mão num sistema XGH, é melhor saber o que está fazendo. E se você sabe o que está fazendo, vai testar pra que? Testes são desperdício de tempo, se o código compilar, é o suficiente.

21- Acostume-se ao sentimento de fracasso iminente

O fracasso e o sucesso andam sempre de mãos dadas, e no XGH não é diferente. As pessoas costumam achar que as chances do projeto fracassar utilizando XGH são sempre maiores do que ele ser bem sucedido. Mas sucesso e fracasso são uma questão de ponto de vista. O projeto foi por água abaixo mas você aprendeu algo? Então pra você foi um sucesso!

22- O problema só é seu quando seu nome está no Doc da classe

Nunca ponha a mão numa classe cujo autor não é você. Caso um membro da equipe morra ou fique doente por muito tempo, o barco irá afundar! Nesse caso, utilize o Axioma 8.

Este texto foi copiado daqui e daqui. Não existem donos conhecidos do XGH (já devem ter morrido de desgosto). Fiquei com medo de não encontrar mais essa metologia, que é pouco divulgada e muito útil.