Quais filmes de viagem no tempo vale a pena assistir?

2019-11-20, 548 words, 3 minutes

De Volta para o Futuro

A saga original de Marty McFly tentando alterar o destino de sua família através de um único acontecimento gira em torno mais da questão humana de podermos testemunhar a adolescência de nossos próprios pais e entender se suas críticas quando adultos são válidas ou estamos repetindo ciclos eternamente. Além disso é um filme divertido do começo ao fim.

De Volta para o Futuro 2

A continuação da aventura da família McFly é a versão definitiva sobre viagem no tempo, pois consegue unir tensão em uma história que ocorre em várias linhas do tempo e que através dessa complexidade nos joga de fato no que é uma aventura que se passa nessas diferentes linhas de possibilidades.

De Volta para o Futuro 3

Este é mais um faroeste do que um filme de viagem no tempo, mas é nas diferenças entre as épocas que reside a força desse último filme de uma trilogia sólida que pode ser revisitada em várias épocas da vida. Aqui observamos a construção de um futuro impossível entre pessoas de épocas distintas. A descoberta do que nos une ainda que vivamos realidades distintas é o grande trunfo desta aventura, que encerra também as outras duas.

O Exterminador do Futuro

O futuro pode ser modificado alterando-se o passado. Essa foi a premissa de De Volta para o Futuro e é elevada em um nível mais sombrio e escalado para toda a humanidade nesse thriller de ação com toques de terror dirigido por James Cameron.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

A continuação do universo criado no primeiro filme recebe um upgrade temático que explora melhor a tecnologia e entrega um filme de ação tenso porque se preocupa com seus personagens.

O Predestinado

Para os que gostam de paradoxos este é de cair o queixo, além de conter uma ótima trama niilista em seu núcleo narrativo. Preste atenção aos detalhes.

A Repartição do Tempo

Um filme de perseguição despretencioso, mas tão bem amarrado em sua névoa política que acaba divertindo fazendo pensar.

Efeito Borboleta

Mais um daqueles filmes que nos faz pensar em possibilidades. Este aqui tem um elenco-mirim de primeira categoria, e só é sabotado pela falta de profundidade do ator Ashton Kutcher.

Donnie Darko

Uma análise sombria da sociedade americana com tons de trash e sci-fi de baixo orçamento. Virou cult, mas com motivos.

X-Men Dias de um Futuro Esquecido

Independente de toda a série, este é um filme que por sua temática de viagem no tempo nos entrega uma aventura tão fascinante quanto De Volta Para o Futuro 2, embora sem um polimento completo.

O Homem do Futuro

Da série de aventuras divertidas que exploram nosso passado vem essa comédia adolescente com Wagner Moura em um papel inusitado, mas fofinho o bastante para convencer.

Paradox

Um filme pautado nas ideias sem muita emoção. É um A Dark Song sci-fi, no sentido de que o autismo é mais valioso do que se aprofundar em personagens. Observe a clareza com que o mecanismo de viagem no tempo é explorado.

Primer

E da série de ideias temos a que melhor explora do ponto de vista científico o conceito de viagem no tempo com uma história que convence. É complexo, precisa ser visto mais de uma vez, mas vale todo o caminho.

Quais filmes de viagem no tempo vale a pena assistir?. Compilado de uma resposta para uma amiga. Categoria: blog. Publicado em 2019-11-20. Quer colaborar?