HouaissParaBabylon versão beta

2008/11/15

Tela principal do conversor Houaiss para BabylonDepois de muitos fins-de-semana divididos em horas picadinhas de programação de lazer, está disponível em vosso saite a primeira versão para usuários do conversor do dicionário Houaiss para o aplicativo Babylon.

Foi uma longa jornada, sim, mas espero que valha a pena para quem esperou. Também espero poder receber inúmeras respostas com dúvidas, sugestões e até mesmo mais problemas que vierem a acontecer.

Segue um pequeno roteiro do funcionamento do programa, que é bem simples, aliás. Para que tudo dê certo, no entanto, é necessário que o computador onde será feita a conversão possua os três programas abaixo instalados e funcionamento corretamente:

Tudo isso verificado, basta então clicar no botão de Iniciar Conversão, sentar e esperar. A primeira fase envolve três passos:

Processo de conversão do dicionário Houaiss para o dicionário Babylon

Na segunda fase, após toda essa movimentação de HD, existe apenas uma coisa a fazer: instalar o dicionário no Babylon.

Instalando dicionário Houaiss Babylon Quem faz isso é o próprio Babylon, se devidamente instalado. Se tudo deu certo, o HouaissParaBabylon sai de fininho e deixa o usuário com o progresso da instalação do dicionário Houaiss-Babylon.

Problemas?

Se não for encontrado o dicionário Houaiss devidamente instalado no disco rígido, será exibida uma mensagem de erro pedindo que a instalação seja feita dessa maneira. Se, contudo, não for possível localizar a instalação do dicionário, será pedido ao usuário que diga onde ela se encontra, ou aponte para a pasta “Houaiss” em seu CD de instalação,** uma dica suficiente para que a operação seja bem-sucedida**.

Seleção da pasta ¿Houaiss¿ dentro do CD de instalação.

Outros erros comuns, como o Babylon Builder não instalado, serão obviamente avisados ao usuário. Erros mais raros terão um tratamento mais genérico. No entanto, nem por isso ele está livre de solução. Ao sair de uma conversão mal-sucedida, o usuário tem a opção de exportar o log de operações que foram realizadas durante a malfadada operação. Dessa forma, ele próprio conseguirá diagnosticar o problema ou, em casos mais sérios, me enviar o resultado de suas tentativas.

Exportação de logs do conversor Houaiss para Babylon.

E é isso. Para uma versão inicial, talvez esteja razoável. Quem confirmará serão os ansiosos usuário que, espero sinceramente, consigam seus objetivos há tempos aguardados.

Linques

Facebook | Twitter | Linkedin | Google