iMasters PHP Experience

Mar 5, 2018

Meu primeiro post no blog sobre PHP. Já programei alguma coisinha no passado e meu amigo Strauss fez o blogue dele todo em php, do zero. Sim. Programador de verdade ele.

Mas hoje quero falar sobre o iMasters PHP Experience, que tive a oportunidade de frequentar graças ao meu amigo T@z. Hoje foi o keynote e amanhã serão as trilhas. Este é um evento muito bem organizado e frequentado por centenas de pessoas. Um mega-evento sobre programação. Me sinto muito bem com esse tipo de evento.

E mesmo não programando nessa linguagem, programação é programação. Houve alguns detalhes que achei que merecem ser copiados pela comunidade C/C++ Brasil. Um deles é uma palestra standup: Integrando GO com PHP. Hilário. Rápido e letal.

Outra palestra inesperada foi a do Marcelo Camargo: PHP under the hood. Acompanhamos o código “assembly” gerado pela linguagem e ao final da execução a galera vibrou e aplaudiu. Essa é a vibe de qualquer grupo de nerds, fascinados pela tecnologia e como ela nos vem levado tão longe.

Este é um evento sólido, com um preço salgado mas que parece pagar cada centavo. Sentimos a estrutura por trás. É o design, a organização e o empenho de todos. Um mega-evento como esses não teria lugar no Brasil com a galera de C/C++. Somos dispersos em um país continental e pouco habituados a se locomover para um evento desses no Brasil. Simplesmente porque aqui não é a região onde as coisas acontecem. Infelizmente.

Mas felizmente temos outras tecnologias e não estamos mais presos geograficamente. Todo programador C/C++ é, no fundo, um cidadão do mundo.

iMasters PHP Experience, by Wanderley Caloni. 2018-03-05.