Interação entre controles no C++ Builder
Wanderley Caloni, 2007-12-05: código

C++ Builder ControlComo próxima lição da nossa jornada Borland, vamos aprender a fazer os controles de um form interagirem entre si com a força do pensamento.

Para essa proeza precisaremos de:

Dois <strong>TButtons</strong>
Um <strong>TEdit</strong>
Um <strong>TListBox</strong>

Bom, sabemos já como colocar esses caras no form principal. Apenas espalhe-os de maneira que eles não fiquem uns em cima dos outros (essa técnica de espalhamento chama-se design).

Agora no evento default do Button1 (duplo-clique nele) colocaremos o seguinte código:

void __fastcall TForm1::Button1Click(TObject *Sender)
{
	if( !Edit1->Text.IsEmpty() )
	{
		ListBox1->AddItem(Edit1->Text, 0);
		Edit1->Text = "";
	}
} 

Percebeu? Não? Então rode e note o que acontece quando você aperta o botão.

Agora iremos fazer algo mais interessante ainda com o segundo botão. Coloque no evento default o seguinte código:

void __fastcall TForm1::Button1Click(TObject *Sender)
{
	if( !Edit1->Text.IsEmpty() )
	{
		ListBox1->AddItem(Edit1->Text, 0);
		Edit1->Text = "";
	}
} 

É só isso?

Mais simples, impossível. E com um pouco de imaginação, o mais besta dos aplicativos pode se tornar uma utilidade do dia a dia. Até sua mãe vai adorar.

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