Filmes e Diretores Favoritos

2017/08/23

Essas perguntas no estilo de listas me fazem travar. Minha resposta sempre será injusta porque eu vou esquecer filmes e diretores que gosto mais do que os que eu citar.

Mas, sei lá, no momento não estou focando em filmes ou diretores específicos, mas em técnicas e estilos específicos. Por exemplo, revendo séries que gostei muito, como Breaking Bad, Westworld e Mr. Robot.

Há uma miríade de virtudes escondidas na confecção desses trabalhos. Isso não os torna perfeitos, mas fascinantes e únicos. Quando falamos de diretores também falamos de algo semelhante. O último filme de um diretor é seu nível de progressão na arte, que ele pode avançar, retroceder ou arriscar algo novo. Eu gosto de diretores perfeccionista que focam em sua linguagem. Aronovsky no sacrifício do indivíduo pela perfeição e conhecimento, Allen pela eterna discussão da mortalidade e banalidade do homem moderno, Nolan pelo domínio das métricas do espaço/tempo, Wo Pack pela questão da vingança, Ki Duk pelo indivíduo que transcende a si mesmo. E assim por diante :)

Mas não posso deixar de reconhecer a virtude do diretor em si em pegar qualquer tema e dominá-lo, como os trabalhos de Sydney Lumet, por exemplo.