A Casa dos Sonhos

Caloni, November 16, 2011

External image

Vendido como uma história de terror/suspense, a história gira em torno de Will Atenton (Craig) que, depois de anos dedicado ao seu emprego, se aposenta e volta a morar junto de sua família em um bairro afastado, onde terá todo o tempo para, além de curtir sua amada esposa (Weisz) e suas adoráveis filhas (ambas irmãs na vida real, que já fizeram ponta em A Origem), terminar o romance que vinha escrevendo nas horas vagas.

A descoberta de que no passado ali viveu uma família que foi brutalmente assassinada, porém, começa a levantar suspeitas de que alguém anda espiando a casa, o que torna a vida deles menos tranquila do que gostariam. Aos poucos, o filme se entrega ao velho formato de drama psicológico sem nunca conseguir impressionar ou interessar de fato, pois lança aleatoriamente acontecimentos que ao invés de supostamente tornar o clima da história mais tenso, fica dando voltas à espera de uma conclusão para o mistério.

Que vem, infelizmente, da pior maneira possível. As tristes escolhas de trilha sonora e de diálogos reveladores acabam martelando nada sutilmente a solução até na cabeça do espectador mais distraído, tornando a experiência estéril, que apenas não se torna totalmente fútil por conter em seu desfecho uma segunda reviravolta, esta sim um pouco mais aprimorada em sua estrutura.

Porém, para encaixar duas histórias complexas por natureza o roteiro forçosamente empurra personagens a fazer o que nunca fariam se fossem reais, e para entender isso basta ter o mínimo de atenção nos personagens secundários, como o bando de policiais confusos ou as vizinhas boas samaritanas.

A conclusão óbvia é que, para conseguir a segunda reviravolta, não há outra saída menos elegante do que colocar os culpados em situação completamente expositiva, com falas que denotam exatamente o que ocorreu cinco anos atrás, época dos assassinatos, o tipo de coisa que, convenhamos, entrega uma resposta fácil para um problema complexo, desfalecendo todas nossas expectativas por um final inteligente.

A Casa dos Sonhos ● A Casa dos Sonhos. Dream House (USA, 2011). Dirigido por Jim Sheridan. Escrito por David Loucka. Com Daniel Craig, Naomi Watts, Rachel Weisz, Elias Koteas, Marton Csokas, Taylor Geare, Claire Geare, Rachel G. Fox, Jane Alexander. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-11-16. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?