La prima cosa bella

Caloni, February 15, 2012

External image

Esse filme, junto com o recente cult Um Sonho de Amor, evidencia um Cinema Italiano mais interessante e inovador, ainda que mantenha sua clássica dramaticidade de “novelão”, estilo que paradoxalmente o acaba engrandecendo.

E, convenhamos, há muitíssimo dramalhão na história da família do filme e de sua matrona, a protagonista absoluta, mas que conta com a ajuda de seu problemático primogênito durante as décadas de história. Ambos criam um interessantíssimo contraponto durante toda a narrativa, dotada de idas e vindas no tempo que enriquecem ambos os momentos. Com uma direção que aproveita cada quadro com precisão milimétrica, além de se aproveitar de ótimas sequências sem cortes que fornecem mais fluidez à história, essa é uma ótima surpresa, que consegue unir técnica e emoção em um equilíbrio constante.

La prima cosa bella ● La prima cosa bella. La prima cosa bella (Italy, 2010). Dirigido por Paolo Virzì. Escrito por Paolo Virzì, Francesco Bruni, Francesco Piccolo. Com Valerio Mastandrea, Micaela Ramazzotti, Stefania Sandrelli, Marco Messeri, Sergio Albelli, Claudia Pandolfi, Fabrizia Sacchi, Aurora Frasca, Giacomo Bibbiani. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2012-02-15. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?