A Viagem de Lucia

Caloni, September 7, 2011

External image

Uma produção ítalo-argentina obscura que conta a história de Lúcia e Lea, duas mulheres com visões completamente diferentes da vida que acabam se encontrando e compartilham momentos que irão transformar a vida de uma delas.

Ao estabelecer as mudanças de atitude de Lúcia através das cores de sua roupa e do próprio ambiente onde se encontra, a direção de arte / figurino conseguem efetivamente expressar as mudanças de Lúcia de maneira muito mais orgânica, o exato oposto do que o roteiro faz para Lea, forçando-a a realizar ações atípicas na casa de uma estranha que soam ao mesmo tempo forçadas e sem criatividade, pois fazem parecer simples adornos para “colorir” a vida de uma em detrimento à situação depressiva da outra.

E a direção, por sua vez, ainda que consiga usar os planos-detalhe de ambas quando estão juntas para representar a intimidade crescente (em detrimento do marido), por vezes o ritmo da história cai para o contemplativo sem razão alguma a não ser ocupar minutos necessários para o filme se transforme em um longa, e por mais que a paisagem seja belíssima, em nada corresponde ao desenvolvimento de ambas as personagens. (Melhor se sai ao focar seus respectivos namorado e marido pós-reviravolta, com o uso de ambientes escuros e ângulos baixos.)

Enfim, um filme que valoriza as atuações não-tão-inspiradas das desconhecidas (para mim) Sancra Ceccarelli e Francesca Inaudi, e que ao mesmo tempo não acrescenta muito como experiência cinematográfica. Seguindo adiante.

A Viagem de Lucia ● A Viagem de Lucia. Il richiamo (Argentina, 2009). Dirigido por Stefano Pasetto. Escrito por Stefano Pasetto, Veronica Cascelli. Com Sandra Ceccarelli, Francesca Inaudi, César Bordón, Guillermo Pfening, Arturo Goetz, Julieta Cardinali, Hilda Bernard, Maria Lourdes Argiz, Lola Berthet. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-09-07. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?