Além da Vida

Caloni, July 1, 2011

External image

Para quem não havia assistido o trailer do novo trabalho de Clint Eastwood (Menina de Ouro), tem a impressão que os conflitos do primeiro ato são apresentados de uma maneira mais impactante do que um drama seria capaz. Como o exemplo mais marcante, escolho a situação em que se encontra Marie LeLay (Cécile de France), uma jornalista de sucesso e que passa o momento mais claustrofóbico do longa.

A disposição dos elementos do cenários, dos próprios personagens e, principalmente, dos enquadramentos utilizados fazem com que o acontecimento que está por vir se torne estarrecedor por natureza, mas não totalmente imprevisto. Toda a tensão da sequência está contida no pequeno diálogo entre Marie LeLay e seu parceiro que cria uma empatia quase automática, fruto da interpretação altamente eficiente dos dois. O movimento das águas torna a atmosfera caótica, onde nós mesmos ficamos apreensivos pela dificuldade que aparenta ser escapar de um desastre desses.

E na outra sequência igualmente impactante, mas menos imprevisível, Clint Eastwood não nos poupa uma cena forte que se torna ainda mais forte graças novamente ao trabalho do elenco dos irmãos McLaren, que faz um trabalho tocante até aquele momento demonstrando como os dois irmãos conseguem segurar os problemas da mãe e cuidar da casa, dos deveres da escola e até em protegê-la do pessoal de adoção, tudo junto.

Fotografia eloquente com o tema, pois apresenta-nos uma realidade tocada por um leve borrão de cores e luzes que tornam a experiência um pouco mais elevada que a simples realidade.

Usando uma trilha sonora que lembra muito seu trabalho anterior, Menina de Ouro.

É curioso que a personagem de Cécile de France de repente necessite escrever sobre sua experiência.

Toda a tensão construída e as histórias independentes são abortadas por uma tentativa artificial de juntá-las, e ainda por dar um final feliz em premissas que não parecem tão importantes de serem resolvidas. Dessa forma, se a tensão inicial é exemplar, o filme vai cada vez mais se enfraquecendo, até o ponto em que temos um filme comum, sem nada de mais.

Interpretações competentes na média, com especial destaque para os irmãos McLaren, que encantam em todas as cenas na qual estão juntos.

Além da Vida ● Além da Vida. Hereafter (USA, 2010). Dirigido por Clint Eastwood. Escrito por Peter Morgan. Com Cécile De France, Thierry Neuvic, Cyndi Mayo Davis, Lisa Griffiths, Jessica Griffiths, Ferguson Reid, Derek Sakakura, Jay Mohr, Richard Kind. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-07-01. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?