Animais Fantásticos: Os Crimes De Grindelwald

Caloni, December 7, 2018

External image

Antes que me esqueça: não há animais fantásticos nesse filme que justifique seu título. Ou se há, então toda a magia da ambiguidade do primeiro e encantador filme se desfez na primeira cena. Sabe, aquela ambiguidade entre os humanos serem animais também… ah, esqueça. Este não é um filme de sutilezas. Ele vai direto ao ponto: ele quer nos dividir e lançar suas asinhas políticas em um movimento supostamente anti-nazista. Quer coisa mais anti-harry-potterana que querer meter política nua e crua em um universo cheio de maneiras melhores de dizer a mesma coisa?

O filme se inicia logo após o seu primeiro e logo são apresentados diferentes novos personagens que não vêm ao caso. Até o misterioso e poderoso Grindelwald, interpretado por um Johnny Depp inexplicavelmente comedido (uma boa notícia), não merece muito texto. Seus personagens simplesmente dançam ao bem prazer das artimanhas criadas por sua autora, J. K. Rowling, em um claro sinal de desespero criativo em continuar relevante após seu maior sucesso: a saga de uma criança que em oito filmes se torna adulto, com todos os problemas que isto traz.

Aqui todos são adultos. Adultos demais. E os que não são completamente, como o jovem ingênuo encantador Newt, nas mãos de Eddie Redmayne e do roteiro que o tenta encaixar mal e porcamente vira apenas uma pecinha de um jogo de xadrez ambicioso e complexo demais para divertir. Até os efeitos visuais, impecáveis, são meras distrações, pois nunca se encaixam na história de fato. Aliás, qual a história aqui?

Relações de parentesco, aliados do passado, reviravoltas atuais que são ecos de outros momentos da história. Tudo isso já vimos acontecendo de maneira muito melhor em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Aqui soa uma mera versão espalhafatosa e alarmante de um conteúdo supostamente mais sério.

Eu gosto de revisitas ao universo de Harry Potter, e até as mais adultas possuem um tom de magia que é de bom gosto e que consegue harmonizar com as cores mais escuras que vemos desde o Cálice de Fogo. Porém, aqui apenas a seriedade dá lugar, e o pior para a série acaba de acontecer: o primeiro filme sem fim. Eis uma nova série de TV em capítulos.

Animais Fantásticos: Os Crimes De Grindelwald ● Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald. Reino Unido, EUA, 2018. Escrito por J.K. Rowling baseada nos personagens de... J.K. Rowling. Dirigido por um cansado David Yates. Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler. Harry Potter sem Harry Potter. ● Nota: 2/5. Categoria: movies. Publicado em 2018-12-07. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?