Antes do Amanhecer

Caloni, December 4, 2011

External image

Os personagens de Jesse e Celine são adoráveis desde o começo, e é agradável vê-los conversando sobre temas tão universais e constantemente abordados por casais que nós mesmos formamos na vida. O mais interessante, porém, é a forma natural e (aparentemente) despropositada que o roteiro e direção de Richard Linklater nos apresenta seus personagens, criando mais ou menos um pacto com o espectador, que aceita aquela situação em prol da poesia e da mágica daqueles momentos.

Contudo, é preciso notar que a história nunca tira o pé do chão, e tanto os diálogos quanto os acontecimentos daquela noite são tão verossímeis quanto se acontecessem com o próprio espectador. Dessa forma, o filme cria uma cumplicidade mais forte ainda entre o casal e nós mesmos, tomando as rédeas completamente e nos levando para onde quer que Jesse e Celine nos levem. Da mesma forma, assim como o casal, nós mesmos também desejamos que esse momento nunca acabe, apesar de sabermos restar pouco tempo.

E por falar em tempo, o ato mais notável da direção/montagem é fornecer indícios de passagem temporal que nos permitam contar o ritmo do dia de maneira inquestionável, o que, mais uma vez, aumenta o realismo (pois fornece pistas confiáveis para o espectador).

Não poupando-nos do realismo nem em seu doce final, Linklater ainda flerta com uma possível continuação, não sem fechar o arco aberto nesse filme, e nem fechando essa possibilidade por completo.

Antes do Amanhecer ● Antes do Amanhecer. Before Sunrise (USA, 1995). Dirigido por Richard Linklater. Escrito por Richard Linklater, Kim Krizan. Com Ethan Hawke, Julie Delpy, Andrea Eckert, Hanno Pöschl, Karl Bruckschwaiger, Tex Rubinowitz, Erni Mangold, Dominik Castell, Haymon Maria Buttinger. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-12-04. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?