As Mães de Chico Xavier

Caloni, April 27, 2011

External image

Como grande sucesso do primeiro longa metragem que mostra a vida do famoso espírita Chico Xavier, vemos uma tentativa de realizar uma franquia com um seriado de televisão e, agora, com histórias alternativas que giram em torno dos poderes do aclamado médium.

É triste, portanto, constatar que a pesquisa e tratamentos primorosos feitos na produção do primeiro filme tenham sido esquecidos em prol da dramatização barata, fruto talvez do subproduto da TV, mídia esta que consegue, às vezes, chamar a atenção para sua própria decadência.

É claro que temos aí mais uma vez a presença impagável de Nelson Xavier no papel uma vez principal, mas que agora ficou renegado a poucas e marcantes participações. Também conseguimos identificar o uso inteligente da fotografia, que ajudado pelo azul constante nos elementos de figurino e arte, consegue estabelecer um paralelo interessante, mas inócuo, entre a paz presente nos ambientes mais espirituosos/reflexivos do filme e em contraparte a tom mais escuro nas cenas mais pesadas para seus personagens. Tudo isso ajuda.

Mas é inegável que a qualidade na construção da narrativa decai em vários momentos, incluindo falta de coerência em juntar personagens que estão paralelizados pela própria convenção novelística usada, o que mais prejudica que ajuda a acompanharmos os diversos dramas mostrados.

As Mães de Chico Xavier ● As Mães de Chico Xavier. As Mães de Chico Xavier (Brazil, 2011). Dirigido por Glauber Filho, Halder Gomes. Escrito por Glauber Filho, Marcel Souto Maior, Emmanuel Nogueira. Com Paulo Goulart Filho, Nelson Xavier, Herson Capri, Vanessa Gerbelli, Tainá Müller, Vya Negromonte, Caio Blat, Gustavo Falcão, Joelson Medeiros. ● Nota: 2/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-04-27. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?