Baarìa A Porta do Vento

Caloni, September 17, 2010

External image

O novo filme de Tornatore na verdade conta uma história da antiga Itália, seu nascimento como fascista, seus movimento social-comunistas e seu fim. Com o uso da tela inteira para apresentar paisagens de tirar o fôlego, seja da cidade-título quanto os pastos sem fim, o diretor continua com seus resquícios que remetem a Cinema Paradiso: trilha evocativa, movimentos de câmera circulares, um garoto que vê negativos de filmes de cinema, o cara que sempre fica na praça (“compro dólar/vende caneta”, em comparação com o louco da praça) e tantas outras cenas e modos de contar uma história.

Até os “raccords” evocam a mesma narrativa, como quando o diretor quer avançar no tempo faz o conhecido corte de rosto jovem para o mais velho, ou quando vai contar a história do pai e faz uma bela narrativa circular usando os dentes como ponto de virada. Apesar do ritmo que começa enlouquecedor e aos poucos vai se abrandando a história possui uma unidade, apesar de fragmentada, e conta a evolução das pessoas, da cidade e do próprio país através dessas sensações e, principalmente, pelo senso político. Isso pode ser notado principalmente quando sempre voltamos na rua principal e sua praça.

Talvez a mudança do discurso do comprador de dólar para vendedor de caneta, assim como vários outros detalhes da história, tenham implicação tanto política quanto histórica na mente italiana da época. É interessante também a forma usada para mesclar três gerações, que soam tão diferentes mas mantém coisas em comum.

E, por fim, voltamos ao castigo da sala-de-aula, momento em que ficamos suspensos por todo o filme, todas aquelas décadas, tentando nos achar, mais ainda quando vemos o menino correndo para o outro lado, voltando de comprar o cigarro (seria uma alusão a uma Itália adormecida pela época fascista?).

Baarìa A Porta do Vento ● Baarìa A Porta do Vento. Baarìa (Italy, 2009). Dirigido por Giuseppe Tornatore. Escrito por Giuseppe Tornatore. Com Francesco Scianna, Margareth Madè, Lina Sastri, Ángela Molina, Nicole Grimaudo, Ficarra, Picone, Gaetano Aronica, Alfio Sorbello. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2010-09-17. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?