Bonequinha de Luxo

Caloni, November 29, 2011

External image

Curiosamente esse filme ficou conhecido como um clássico, ainda que tenha traços de um verdadeiro cult, tanto pela sua excentricidade quanto pela direção inusitada de Blake Edwards (A Pantera Cor de Rosa), que ilustra a vida de Holly Golightly de uma maneira quase surreal.

Em Bonequinha de Luxo, no original “Café-da-manhã na Tiffany’s, referenciando a joalheria que ela gostava de ir para se sentir melhor, o fato é que a protagonista hoje seria vista como uma garota de programa no melhor dos casos, mas a leveza da direção e dos diálogos transformam a história em uma comédia romântica leve (mais comédia) com alguns detalhes cafonas (como o brasileiro estereotipado e o final sentimental tantas vezes copiado hoje em dia no subgênero).

Escrito por George Axelrod (O Pecado Mora ao Lado, Sob o Domínio do Mal) a partir do livro de Truman Capote (A Sangue Frio, Os Inocentes) o roteiro flui facilmente, até por conta da maneira inventiva de contar a história, usando a rotina de Holly e sua interação com seu novo vizinho, o escritor Paul Varjak (George Peppard, do Esquadrão Classe A!).

Talvez o principal atrativo do filme seja Audrey Hepburn, que encarna Holly Golightly (mas que nome deslumbroso) sem o menor pudor, o que enriquece em muito a história. Existem cenas célebres do Cinema também no filme, como quando ela canta em frente à janela de seu apartamento. Particularmente, gostei mais da visita dos dois à Tiffany’s, quando fazem um pedido inusitado a um dos funcionários.

Apesar de venerado, fica óbvio que possui várias partes datadas, mas felizmente isso não atrapalha o desenvolvimento central da história. Dessa forma, vale a pena uma revisita de vez em quando.

Bonequinha de Luxo ● Bonequinha de Luxo. Breakfast at Tiffany's (USA, 1961). Dirigido por Blake Edwards. Escrito por Truman Capote, George Axelrod. Com Audrey Hepburn, George Peppard, Patricia Neal, Buddy Ebsen, Martin Balsam, José Luis de Vilallonga, John McGiver, Alan Reed, Dorothy Whitney. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-11-29. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?