Caça às Bruxas

Caloni, February 5, 2011

External image

Nicholas Cage estreia mais um filme com feitiçarias. Depois do inofensivo Aprendiz de Feiticeiro, podemos considerar “Caça” como uma versão inserida histórica e politicamente em um contexto mais sério: a campanha das Cruzadas da época medieval e o extermínio de centenas (milhares?) de mulheres acusadas de bruxaria, enquanto a famigerada Peste matava 75% da população.

Com uma visão tanto realista quanto supersticiosa, o filme nos leva a uma pretensa ocorrência histórica e lendária: o momento em que a bruxa acusada de ter causado a praga deve ser levada aos monges para ser julgada por seus atos. A superstição das pessoas é explicada com uma fotografia sinistra que apenas se ilumina nos momentos finais do filme; até lá, temos a mesma impressão que as pessoas que vivem nessa época: a terra está amaldiçoada de um mal invisível.

Mas não só de males invisíveis o filme é feito. Com diálogos razos que apenas vão estabelecendo o convívio entre os participantes da jornada, o filme não-Disney não nos poupa de momentos tenebrosos, chegando ao ponto da competente maquiagem e som tornarem quase possível a crença em um ser demoníaco, e o medo que isso acarreta.

Caça às Bruxas ● Caça às Bruxas. Season of the Witch (USA, 2011). Dirigido por Dominic Sena. Escrito por Bragi F. Schut. Com Nicolas Cage, Ron Perlman, Stephen Campbell Moore, Stephen Graham, Ulrich Thomsen, Claire Foy, Robert Sheehan, Christopher Lee, Kevin Rees. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-02-05. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?