Comer Rezar Amar

Caloni, October 1, 2010

External image

Julia Roberts é Liz Gilbert, uma mulher desiludida com o casamento em que vive e que busca em uma viagem pelo mundo (na verdade, Itália e Índia) se “reconectar” ao mundo. É através desse “objetivo” que vemos a personagem vivenciar momentos de puro êxtase turístico, em um filme que claramente apresenta as locações com esse propósito.

A cadência de ações consegue até mostrar de fato uma conexão e uma evolução na narrativa, mas o fato é que o máximo que conseguimos extrair dessa experiência é como existem lugares bonitos para conhecer no mundo (especialmente se salpicados com uma ótima fotografia).

Se em alguns momentos a música força a situação (como quando Liz conversa com sua melhor amiga sobre o casamento), na maioria das vezes serve como um artefato que deixa a história um pouco mais interessante, pois nos coloca no ritmo da passagem de tempo.

A narração em off ajuda bastante a entendermos o que se passa internamente com a protagonista, sem a qual nem toda a carisma de Julia Roberts ao máximo conseguiria transmitir. Um artifício que logo soa batido, pois só é empregado realmente nas partes onde há uma deficiência no roteiro.

Mesmo em uma narrativa não muito empolgante encontramos momentos de um sentimentalismo que não soa piegas, ainda mais se considerarmos a falta desses elementos na sociedade atual vividos com uma intensidade que a personagem provoca, como sua primeira reza, ou sua visão do casamento falido, ou até mesmo nas inúmeras refeições em Roma e Nápoles, do lado de amigo comendo comida boa. Nisso o filme surpreende, pois transforma ações hoje vista como triviais, e até mesmo como perda de tempo de uma sociedade cada vez mais focada em otimizar esse tempo que parece tão escasso, em algo prazeroso na maior parte do tempo, como um objetivo em si.

Comer Rezar Amar ● Comer Rezar Amar. Eat Pray Love (USA, 2010). Dirigido por Ryan Murphy. Escrito por Ryan Murphy, Jennifer Salt, Elizabeth Gilbert. Com Julia Roberts, I. Gusti Ayu Puspawati, Hadi Subiyanto, Billy Crudup, Viola Davis, A. Jay Radcliff, Mike O'Malley, Ashlie Atkinson, James Franco. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2010-10-01. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?