Como Enlouquecer seu Chefe

Caloni, August 22, 2011

External image

Depois de ter visto Como Matar seu Chefe, resolvi rever o que eu considero uma versão melhorada (ou mais profunda) da questão do “Dilbert Life Style”, que é esse Como Enlouquecer seu Chefe, ou mais corretamente no original, Office Space (Ambiente de Escritório?).

Dirigido e escrito por Mike Judge (que, mais ator que diretor, atua no longa), Office Space é uma tentativa divertida de recriar as figuras que povoam um ambiente de escritório em personagens absurdos e caricatos. Temos os tipos mais comuns da selva de cubículos: o chefe folgado que nada faz senão importunar seu subordinados com pedidos burocráticos (Gary Cole, como o irritante Bill Lumbergh), o funcionário subalterno que possui uma função descartável e que treme sempre que a empresa está prestes enxugar seu quadro, e, para resumir, praticamente todas as figuras que ou não trabalham porque estão ocupados importunando seus subordinados ou porque precisam seguir as exigências burocráticas destes.

É exatamente no grupo de subordinados que se encaixam as figuras que mais aprecio (por motivos óbvios: é minha profissão): os desenvolvedores de software que se sentem cercados de superiores lhe enchendo de procedimentos obscuros e improdutivos. Temos o nerd que se sente insubstituível (David Herman como Michael Bolton), o estereotipado indiano (Ajay Naidu, só engraçado pelo sotaque) e o nosso “herói incidental” Peter Gibbons (Livingston) que, massacrado pela sua vida profissional e afetiva, acaba sendo hipnotizado em uma sessão de terapia e muda seu comportamento no trabalho radicalmente. Por uma ironia do destino, ele acaba fazendo o que todos que trabalham em lugares semelhantes sonham em fazer: não dar a mínima.

Como eu disse, todos “sonham”, mas nunca irão realizar as façanhas de Gibbons porque, acuados no trabalho, temem pela garantia dos seus empregos. Essa, na minha visão, é a característica mais impressionante do longa, que reforça a ideia do herói em Gibbons, mesmo que acidentalmente.

Porém, de maneira inteligente, o roteiro cria os personagens estereotipados e os acompanha para a conclusão de cada um (ou dos mais importantes). Isso, por outro lado, tem a clara desvantagem de colocar constantemente a situação de Gibbons para segundo plano em várias cenas, o que gera um efeito de filme mutilado, embora sempre divertido.

Com um final menor, que resolve de maneira muito maniqueísta um dilema apresentado já no terceiro ato, Office Space ganha atenção mesmo pela remontagem de um ambiente de trabalho que, infelizmente, muitos de nós vive seu dia-a-dia.

Como Enlouquecer seu Chefe ● Como Enlouquecer seu Chefe. Office Space (USA, 1999). Dirigido por Mike Judge. Escrito por Mike Judge, Mike Judge. Com Ron Livingston, Jennifer Aniston, David Herman, Ajay Naidu, Diedrich Bader, Stephen Root, Gary Cole, Richard Riehle, Alexandra Wentworth. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-08-22. Revisto em 2012. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?