Depois da Vida

Caloni, January 15, 2012

External image

Pense rápido: se fosse morrer hoje, qual seria a memória mais significativa que você já teve em toda nossa vida e que gostaria de guardar, a despeito de esquecer todo o resto? No filme de Hirokazu Koreeda, o mundo pós-vida possui um sistema de acompanhamento das pessoas que recentemente faleceram e cujo objetivo é exatamente esse: resgatar essa memória de cada um e usá-la como lembrança eterna.

A inusitada premissa se esforça por tomar o foco central da história ao mesmo tempo que se revela frutífera nos meandros desse sistema, narrando o processo da captura da lembrança do ponto de vista dos “subalternos” que tomam conta dos falecidos. Singelo do começo ao fim, representa uma bonita mensagem de esperança e auto-ajuda. Mas é só.

Depois da Vida ● Depois da Vida. Wandâfuru raifu (Japan, 1998). Dirigido por Hirokazu Kore-eda. Escrito por Hirokazu Koreeda. Com Arata Iura, Erika Oda, Susumu Terajima, Takashi Naitô, Kyôko Kagawa, Kei Tani, Taketoshi Naitô, Tôru Yuri, Yûsuke Iseya. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2012-01-15. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?