Edward Mãos de Tesoura

Caloni, July 31, 2011

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Mesmo mais de 20 anos depois de produzido, o conto do homem inacabado com tesouras no lugar de dedos continua se sustentando bem, e por vários motivos que fazem hoje de Tim Burton ainda um diretor de destaque.

Primeiramente, a concepção de arte, além de primeiríssima qualidade, passa sua mensagem sem precisar de muitos esforços. Apenas com uma ou duas tomadas aéreas mostrando o comportamento da vizinhança do castelo onde vive Edward é possível ter uma noção exata da vidinha que seus habitantes levam. Com o uso excessivo de cores na pintura das casas, na roupa das pessoas e na decoração interna, e ainda, na perfeição e uniformidade das calçadas e jardins, é possível fazer uma comparação instantânea com a morada de Edward, um castelo em tons acizentados interna a externamente e, o mais importante, com um telhado e diversas partes quebradas, como que a externa lizar os defeitos do rapaz que ali vive.

Não só esses cuidados impressionam, como a própria atuação de Depp em um dos papéis mais “freaks” de sua carreira (ainda) terminam por desenhar a mensagem do filme em uma forma quase que completamente visual, ainda que seja preciso pontuar os diálogos e atuação inspirada de Dianne Wiest como Peg, a vendedora de Avon mão de uma família perfeita, como um excelente contraponto.

Diferente do que possa parecer, Edward, quando descoberto, se dá muito bem com a comunidade, e consegue, através de seus talentos especiais, encontrar o seu lugar na vizinhança, se tornando automaticamente o encanto da pequena vila. É exatamente essa distorção da realidade um dos grandes atributos nas produções de Burton, que exagera aspectos da sociedade e os coloca em destaque para todos verem. Ao final do longa, até me lembrei do Willie Wonka traumatizado de seu A Fantástica Fábrica de Chocolates, e percebi a que níveis essa ideia atingiu em seus últimos filmes.

Ainda assim, o filme acaba por cair em velhos clichês dos anos 80, preferindo usar a figura de um romance improvável (e de um anti-herói igualmente improvável) para chamar a atenção para um conflito que até então não existia. Essa conclusão acaba por constituir um dos pontos mais destoantes da história. Mesmo assim, o aspecto visual do filme se mantém, e consegue figurar entre os grandes exemplos de cinema estético e visual, qualidades ainda em sintonia com o trabalho de Burton, e, por que não, de Johnny Depp.

Edward Mãos de Tesoura ● Edward Mãos de Tesoura. Edward Scissorhands (USA, 1990). Dirigido por Tim Burton. Escrito por Tim Burton, Caroline Thompson, Caroline Thompson. Com Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Anthony Michael Hall, Kathy Baker, Robert Oliveri, Conchata Ferrell, Caroline Aaron, Dick Anthony Williams. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-07-31. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?