Feitiço do Tempo

Caloni, December 20, 2011

External image

Bill Murray em um papel que é a cara dele: Phil Connor é o homem do tempo de uma emissora de televisão e precisa cobrir o tradicional “Dia da Marmota”, uma cerimônia de uma cidadezinha secular cuja lenda uma marmota (ironicamente também chamada Phil) faz a previsão se haverá mais inverno.

Assim, ele parte para uma viagem à cidadezinha para uma estadia de apenas um dia para cobrir o evento com a ajuda do seu câmera man e sua produtora executiva, para a qual mantém um secreto interesse que inteligentemente vai se mostrando conforme o drama da história se desenvolve.

A maldição que cai sobre o egocêntrico Phil também não deixa de ser irônico: descontente por ter que ficar um único dia na gelada cidadezinha, esse mesmo dia se repete indefinidamente, com as pessoas executando as mesmas ações, como se fosse a primeira vez que o dia se passasse, menos o próprio Phill, que sabe que já passou por isso antes.

Usando de uma montagem inteligente que aos poucos corta várias cenas que são repetidas exatamente para demonstrar que os dias vão se sucedendo da mesma maneira, sendo que a única pessoa onisciente e que altera sua história é o personagem de Bill Murray, as cenas vão se sucedendo cada vez menores e em um ritmo que nos permite 1) acompanhar a evolução do drama do jornalista e 2) não ficarmos entediados pela situação; pelo contrário, as história que vão ocorrendo fazem com que ele aos poucos vá mudando e tentando diferentes soluções.

A ideia genial do longa é justamente representar a história do resto do mundo várias e várias vezes e acompanharmos a evolução de apenas um único homem durante esse único dia, que, aparentemente se repete por muitíssimo tempo (ele aprende a tocar piano magistralmente, o que faz com que pensemos em anos preso no mesmo dia).

[pesquisar pela página que faz o cálculo].

Feitiço do Tempo ● Feitiço do Tempo. Groundhog Day (USA, 1993). Dirigido por Harold Ramis. Escrito por Danny Rubin, Harold Ramis, Danny Rubin. Com Bill Murray, Andie MacDowell, Chris Elliott, Stephen Tobolowsky, Brian Doyle-Murray, Marita Geraghty, Angela Paton, Rick Ducommun, Rick Overton. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-12-20. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?