Flores Partidas

Caloni, May 7, 2012

External image

Don Johnston (Bill Murray, impagável) tem seu nome frequentemente confundido com seu quasi-homônimo Don Johnson (“o meu é com T”). No entanto, o que intimamente gostaria de ser é seu outro homônimo, Don Juan, conquistador inveterado de corações femininos. Um belo dia recebe uma carta rosa que menciona a existência de um filho já crescido, fruto de uma de suas inúmeras amantes. Crente de ter as qualidades de um verdadeiro conquistador, Don parte em uma jornada pelo país para verificar qual das quatro mulheres que consegue se lembrar de seu passado possuem vínculo com a suposta carta.

Dirigido e escrito por Jim Jarmusch (Sobre Café e Cigarros, Estranhos no Paraíso) baseado em ideias de seus colegas Bill Radem e Sara Driver, Flores Partidas parte de um pressuposto personagem e realiza um arco dramático que diz muito sobre a visão do homem moderno sobre suas conquistas femininas e sobre a auto-imagem que fazemos de nós mesmos e que na esmagadora maioria das vezes não passa de uma ilusão bem construída com a ajuda da opinião de amigos e conhecidos. No caso de Don, o conhecido é seu vizinho Winston (Jeffrey Wright), que, aparentando monotonia de sua própria vida, frequentemente se mete nos detalhes da vida íntima de seu amigo.

Sem muitos detalhes sobre quem é aquele homem ou do que vive, a evolução de um relacionamento é ilustrado com cada visita que ele faz, começando super-bem com uma ex-amante que possui uma ninfeta, ambas atraentes e convidativas (de uma maneira exagerada, pois é a ilusão ainda fazendo valer). No entanto, conforme vamos avançando começamos a entender coisas sobre o passado de Don que seria melhor se fosse deixado de lado. A jornada, no entanto, nunca perde o interesse, apresentando transições inteligentes que sempre estão em harmonia com o estado de espírito de nosso incansável protagonista.

Ao final, um giro de 360 graus nos revela o homem completo e ao mesmo tempo faltando partes. As ideias não encaixam perfeitamente, como a vida muitas vezes é.

Flores Partidas ● Flores Partidas. Broken Flowers (USA, 2005). Dirigido por Jim Jarmusch. Escrito por Jim Jarmusch, Bill Raden, Sara Driver. Com Bill Murray, Julie Delpy, Heather Simms, Brea Frazier, Jarry Fall, Korka Fall, Saul Holland, Zakira Holland, Niles Lee Wilson. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2012-05-07. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?