O Retorno de Johnny English

Caloni, November 13, 2011

External image

Não assisti o original, mas a impressão geral desse novo trabalho de Rowan Atkinson, que aqui veste a pele de mais uma paródia de filmes do 007, é que, apesar do roteiro não se importar quase nada com a lógica da sua trama, esse não é motivo que impeça que o longa tenha momentos inspirados, criados principalmente pela boa performance do ator, que consegue flexibilidade para criar outro personagen caricato além de seu mundialmente famoso Mr. Bean.

Com a direção de Oliver Parker (O Retrato de Dorian Gray), a câmera consegue fluidez nas cenas de ação, inclusive nas cômicas, e faz um grande esforço para tornar a história no mínimo interessante, o que não impede que o filme pareça mais longo do que na verdade é, o que inconscientemente já denuncia falhas em sua estrutura narrativa que, apoiada em um argumento fraco, não consegue desenvolver seus personagens o suficiente para que a “brincadeira tenha graça”.

O que é uma pena, pois a intenção é muito louvável, pois graças ao sempre atrapalhado e caricato Rowan Atkinson é possível se divertir em boa parte das cenas, com um destaque honroso para a reunião com o primeiro-ministro (e note como a câmera faz questão de deixar a cabeça de Aktinson cortada, o que deixa a cena ainda mais efetiva).

Com uma série de homenagens (algumas sutis) que não poderiam faltar aos filmes do gênero (em especial, Cassino Royale e o antigo A Pantera Cor de Rosa), os efeitos visuais possuem suas limitações óbvias, mas são compensados pela sua criatividade, que funciona, por exemplo, na perseguição de navio, mas que soa artificial na cadeira de rodas.

O importante aqui é evitar se levar a sério demais, coisa que o diretor Parker consegue em um certo nível, mas que infelizmente sabota o pouco inspirado roteiro.

O Retorno de Johnny English ● O Retorno de Johnny English. Johnny English Reborn (USA, 2011). Dirigido por Oliver Parker. Escrito por Hamish McColl, William Davies, Neal Purvis, Robert Wade. Com Roger Barclay, Eric Carte, Rowan Atkinson, Togo Igawa, Eleanor Wyld, Mandi Sidhu, Margaret Clunie, Gillian Anderson, Rosamund Pike. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-11-13. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?