O Solista

Caloni, August 22, 2011

External image

Seguindo o filme de duplas, dessa vez com Robert Downey Jr. e Jamie Foxx, o drama O Solista é baseado em livro homônimo escrito pelo jornalista-personagem Steve Lopez, que se torna obcecado pela vida de Nathaniel Ayers, um sem-teto que tinha tudo para ser um grande músico, mas devido aos seus problemas mentais, acaba se refugiando da sociedade nas ruas.

Adaptado por Susannah Grant (do excepcional Erin Brockovich, também baseado em história real) e dirigido por Joe Wright (Desejo e Reparação, Orgulho e Preconceito e Hanna), o filme se concentra acertadamente no drama de Nathaniel Ayers (Foxx) e sua incapacidade de “dar a volta por cima”, e para essa observação humana dessa figura carismática temos os olhos bem preparados de Steve Lopez (Downey Jr.), que faz questão de tentar ajudar Nathaniel de todas as formas ao seu alcance, mesmo que este às vezes se mostre confuso, sombrio e incapaz de dar um único passo à frente em sua vida.

Para essa conexão com o sem-teto, a interpretação de Downey Jr. é primordial, pois é ele que escala todo o caminho de Nathaniel de volta à sociedade, e o momento-chave do filme é quando este confessa à sua editora estar deslumbrado pela capacidade de Nathaniel em sentir a música ao seu redor. Porém, sua participação é por vezes de caráter enigmático, pois nunca temos certeza se sua motivação é de fato sincera ou ele se aproveita do drama alheio para conseguir alavancar sua carreira de colunista.

Como Nathaniel é obcecado por Beethoven, temos no longa belíssimas passagens que são fruto de uma escolha discreta da “discografia” de seu ídolo, rivalizando com o belo mas inócuo Ao Som do Coração, que tem um drama semelhante, mas caracterizado por um rapaz órfão (Freedie Highmore, de A Fantástica Fábrica de Chocolate, entre outros).De certa forma, a ideia de conceber o estado de espírito do protagonista com as músicas do longa funcionam pela beleza das composições (de quadro) e pela interpretação competente de Jamie Foxx. Mesmo assim, o diretor acertadamente tira Foxx de foco em um momento-chave, em que utiliza cores para representar a música que está tocando.

Patinando em vários momentos, e sem ter muito o que contar, o longa se segura nas interpretações consistentes da dupla. Mais um exemplo, assim como Um Parto de Viagem, onde a interpretação eleva o fraco roteiro ao nível de filme agradável pela história.

O Solista ● O Solista. The Soloist (UK, 2009). Dirigido por Joe Wright. Escrito por Susannah Grant, Steve Lopez. Com Jamie Foxx, Robert Downey Jr., Catherine Keener, Tom Hollander, LisaGay Hamilton, Nelsan Ellis, Rachael Harris, Stephen Root, Lorraine Toussaint. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-08-22. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?