O Vencedor

Caloni, April 2, 2011

External image

O filme começa como um documentário, mas corta para outro documentário sobre o vício do irmão. Isso acaba derrubando nossa visão inicial, mas o tom documental dá realismo ao filme.

A atuação de Bale é tão mais presente que consegue apresentar essa dualidade do antigo campeão de forma impecavelmente equilibrada.

Cortes ritmados e de precisão cirúrgica aumentam o tom documental para algo maior, e são os letreiros de “Baseado em fatos reais” que nos remetem novamente para o princípio da história.

Cortes que usam música e som conseguem cortar com um efeito sonoro, como o gongo do ringue, sem soar clichê.

A fotografia ajuda tanto em reforçar o realismo fora dos ringues, aplicando uma granularidade, quanto nas lutas decisivas, pela diminuição da resolução e pequenas “falhas” de transmissão (e o fato da resolução ser sofrível nos remete às TVs que sua família usa para assistir às lutas, fato ligado por um belíssimo corte para fora da cena e dentro de outra cena, a casa da mãe, de onde a imagem é colocada apenas “referenciada” pela fotografia).

A forma como Micky ganha sua última luta antes de disputar o título com ajuda da dica do irmão é essencial, pois restabelece a ligação entre eles antes mesmo de Dicky sair da prisão (e a forma dele “assistgir” a luta é igualmente importante, pois simboliza a união daquela controvertida família).

O passado de Dicky sempre é mostrado com o que restou na vida real: relatos do próprio Dicky e o VT da luta.

O Vencedor ● O Vencedor. The Fighter (USA, 2010). Dirigido por David O. Russell. Escrito por Scott Silver, Paul Tamasy, Eric Johnson, Paul Tamasy, Eric Johnson, Keith Dorrington. Com Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo, Mickey O'Keefe, Jack McGee, Melissa McMeekin, Bianca Hunter, Erica McDermott. ● Nota: 4/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-04-02. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?