Os Especialistas

Caloni, January 29, 2019

External image

Jason Stahan, Robert de Niro e Clive Owen na capa deste DVD. Parece um filmão de ação para mim. Bom, nem tanto. De Niro fica quase o tempo todo preso, Owen está com um bigodinho mequetrefe e apenas Stahan salva o dia. E bem mais ou menos. Há duas explosões no filme todo.

A história é baseada em um livro bibliográfico d Ranulph Fiennes, ex-membro de uma organização secreta britânica conhecida como SAS. Seu relato é sobre uma operação de guerra iniciada no Oriente Médio e a consequente reação a ela: a vingança de um xeique pela morte dos seus filhos. E tudo isso está embrulhado em uma trama política mais ou menos interessante (poderia ser mais) em plena crise do petróleo.

Mas Jason Stahan possui um plot secundário mais importante e mais clichê: salvar seu amigo de longa data e voltar para sua garota (a belíssima Yvonne Strahovski, que foi uma serial killer em uma temporada de Dexter, como o mundo dá voltas…). Stahan está mais Stahan que nunca, o que pode ser uma coisa boa para os fãs.

Já o personagem de Clive Owen é o que mais me desaponta. Sem muita moral, seja do lado dos mocinhos ou bandidos, ele sempre parece uma incógnita na história, mas o pior é que no final ninguém sabe direito o que ele está fazendo ali; talvez nem ele mesmo. Há uma necessidade dos papéis de Owen terem um passado obscuro e alguma perda, mas aqui ele parece mais um garoto de recados que se sentiu no dever de agir para evitar que todos esses patriotas assassinos morram nas devidas mãos de seus inimigos de uma guerra cujo final ainda não foi declarado.

Bom, mas para animar, há perseguições de carro, os anos 80 estão começando junto com a guerra do golfo e um toque de ação que merecia mais motivação. Claro que é legal comer pipoca e ver caras trocando tiros e porradas, mas alguma coisa pra pensar sobre isso, realmente pensar sobre isso, deixaria essas cenas com mais tempero.

Uma curiosidade: o diretor Gary McKendry e o roteirista Matt Sherring fazem aqui seu único trabalho creditado no IMDB. Alguém não deve ter gostado do resultado em fazer um filme de ação morno com três astros de Hollywood.

Os Especialistas ● Killer Elite. Reino Unido, Austrália, 2011. Escrito por Matt Sherring baseado no romance biográfico de Ranulph Fiennes. Dirigido por Gary McKendry. Com Jason Stahan, Clive Owen, Robert De Niro, Yvonne Strahovski, Ben Meldelsohn. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2019-01-29. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?