Os Goonies

Caloni, October 13, 2011

External image

** Update: 2019-03-22**

”‘Um grupo de meninos embarcam em uma aventura após encontrar o mapa de um suposto tesouro escondido.’ É com esse argumento simples que se constrói um dos filmes mais empolgantes e divertidos dos anos 80. De fato, a união do roteirista Chris Columbus (O Enigma da Pirâmide), do diretor Richard Donner Superman: o Filme e do idealizador Steven Spielberg (precisa dizer algo?) deve ter produzido uma espécie de esfera criativa nunca antes vista, e que até produz ecos na filmografia contemporânea, em que o exemplo mais recente é o filme-homenagem Super 8, de J.J. Abrams.”

Esse foi o primeiro parágrafo de meu texto de 2011. A seguir segue-se um monte de elogios para o filme, como detalhes da fotografia, atuações, edição e trilha sonora, com destaque para a música-tema de Cindy Lauper. A música-tema de Lauper continua sendo ótima, mas minha visão oito anos depois não. Os Goonies é um filme de Sessão da Tarde, mas isso não é desmérito. Ele é divertido, previsível, engraçado. Tudo em alguns momentos. Este é um filme feito de momentos. E não só de momentos vive um filme.

Um grande filme deveria unir todos esses momentos em algo mais coerente ou menos clichê, mas ou o clichê alcançou os Goonies e eles não conseguiram se salvar em um filme que não conseguiu envelhecer se tornando algo a mais, ou minha persona de criança não conseguiu capturar a magia que muitos espectadores ainda devem ver nesse trabalho de Donner.

Talvez em uma próxima revisão mais velho…

Os Goonies ● Os Goonies. The Goonies (USA, 1985). Dirigido por Richard Donner. Escrito por Steven Spielberg, Chris Columbus. Com Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen, Corey Feldman, Kerri Green, Martha Plimpton, Jonathan Ke Quan, John Matuszak, Robert Davi. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-10-13. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?