Os Smurfs

Caloni, September 11, 2011

External image

É difícil dizer isso, mas o filme dos Smurfs diverte bem mais que seu primo ilegítimo: Alvin e os Esquilos (e continuações). A ideia de pegar elementos de CG para fazer gracinhas junto com personagens de carne e osso (e cor de pele) quase sempre termina em tragédia premeditada, e isso explica em parte o desânimo dos meus amigos, que sequer cogitaram ir ver o filme nos cinemas.

Porém, foi uma grata surpresa perceber que o roteiro de J. David Stem (e mais outros três roteiristas, no que está virando um padrão para adaptações) percebe que não há nada pior que uma obra auto-indulgente, e dessa forma constrói a história sem maiores reviravoltas ou sequer um conflito maior (em nenhum momento acreditamos de fato que os Smurfs não conseguirão voltar para seu reino feliz, ou que Gargamel irá se acabar com algum deles).

Satisfeito em apenas retratar os Smurfs exatamente como eles sempre foram, resta ao diretor enfocar as cenas divertidas da atuação mais inspirada do longa: Hanz Azaria, na pele de Gargamel, o feiticeiro que tenta eternamente extrair a essência dos pequenos seres azuis e se tornar poderoso para dominar o mundo. Da mesma forma com que Mike Myers se diverte ao encenar o anti-herói de Austin Powers, da mesma forma Gargamel é um vilão clássico, que está aí exatamente para se dar mal.

Portanto, dadas as devidas proporções, e ignorando uma ou outra falha de roteiro (como o uso artificial de um cachorro ou a relação “macabra” entre Gargamel e a chefe do pai-de-família do filme), Os Smurfs cumpre o que promete sem maiores voos. E faz muito bem.

Os Smurfs ● Os Smurfs. The Smurfs (USA, 2011). Dirigido por Raja Gosnell. Escrito por J. David Stem, David N. Weiss, Jay Scherick, David Ronn, J. David Stem, David N. Weiss, Peyo. Com Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Sofía Vergara, Tim Gunn, Madison McKinley, Meg Phillips, Julie Chang, Roger Clark. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-09-11. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?