Powaqqatsi - A Vida em Transformação

Caloni, February 28, 2019

External image

Powaqqatsi é o filme do meio da trilogia Qatsi, uma série documental não-narrativa produzido e dirigido por Godfrey Reggio com a trilha sonora encantadoramente repetitiva de Philip Glass. O filme tem sido promovido pelos diretores Francis Ford Coppola e George Lucas, como sua capinha do DVD nos diz. O filme segue o estilo do documentário clássico Um Homem com uma Câmera, mas moderno, só que no bom sentido.

Digo no bom sentido porque a beleza das cenas aéreas e em câmera lenta realizam um balé sobre a humanidade e o fluxo de sua vida nos quatro cantos do mundo. Não chega a ser um filme experimental daqueles que não faz sentido, pois ele possui uma linha narrativa, embora não declarada. Começando com jovens subindo um morro cheios de argila para coletar minério, vamos passando por agricultura, as grandes cidades, religião, tecnologia, etc. Todos os grandes marcos de nossa espécie são aos poucos retratadas em um baile coreografado pela montagem e por técnicas de filmagem.

O que une tudo isso é a trilha sonora de Philip Glass, que vai se repetindo ao longo da trajetória de 100 minutos, mas nunca de maneira monótona. Há muito o que ser visto de diferentes culturas, idades, classes sociais. É claro que o cineasta Godfrey Reggio e sua equipe privilegiam a pobreza, essa admirável característica humana que nos acompanha por praticamente toda a história humana, deixando de ser uma realidade apenas no último século, mas que ainda gera na ficção e em casos anedóticos os melhores dramas e os melhores sorrisos. Pessoas que quase não têm nada não se preocupam em perder alguma coisa. Estão sempre curiosas, tranquilas, em sua rotina, seja ela qual for.

Os movimentos dos humanos individualmente ou em grupos coesos vai aos poucos sendo substituído pela massa dos grandes conglomerados no globo, como as grandes cidades do primeiro e terceiro mundos. E é curioso como o movimento das massas se confunde com a própria natureza, como o mar ou a grama sendo tocada pelo vento. Há uma transição belíssima entre grama, mar e multidão. Os pedintes nas ruas são homenageados com a figura dos transeuntes como fantasmas transparentes, passando rapidamente por eles.

Há beleza humana misturada com natureza, seja em suas construções, palácios, atividades ou simplesmente o sorriso das crianças curiosas. É um registro sem diálogos indispensável sobre nossa era, e deve ser guardado para as gerações futuras. Talvez estejamos no limiar dessas transformações, e sabe-se lá quanto tempo vai durar nossas diferenças étnicas e culturais. Mas enquanto durar, curtamos a magia da diversidade de nós, seres humanos, vivendo cada um à sua maneira, sob sua ótica de sua própria realidade, nesse planeta que compartilhamos.

Powaqqatsi - A Vida em Transformação ● Powaqqatsi. EUA, 1988. Dirigido por Godfrey Reggio, escrito por Godfrey Reggio e Ken Richards. Com música de Philip Glass. Com Christie Brinkley, David Brinkley, Pope John Paul II e outros. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2019-02-28. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?