Ratatouille

Caloni, November 20, 2011

External image

Ratatouille na época representou a capacidade grandiosa que um bom roteiro e uma excepcional produção conseguiam fazer, na animação computadorizada, como limite máximo de expressão na arte cinematográfica.

Hoje, mais de quatro anos depois, ele continua envelhecendo como um bom vinho: ficando ainda melhor. Todas as nuanças da história e os detalhes dos movimentos de seus personagens e a vivacidade e personalidade de seus cenários conseguem transmitir tantas informações de maneira harmoniosa que fica difícil assistir novamente esse jovem clássico e ainda assim não encontrar algum detalhe novo.

Dessa vez, por exemplo, percebi a maneira que a fotografia consegue oscilar de maneira competente o calor das cores da cozinha e da paisagem de Paris (mesmo à noite) e o contraste com os becos e esgotos escuros da “primeira vida” de Remy.

E a sequência de perseguição em volta do Rio Sena, por outro lado, é o que melhor demonstra a total liberdade das câmeras em torno do cenário e o movimento dos personagens, aplicando cortes precisos que ao mesmo tempo mantém o ritmo da cena até o fim sem se descuidar dos fabulosos giros que são empregados não por apenas uma tomada, mas uma composição delas.

A figura de Anton Ego, antes de ser uma ofensa, acaba se tornando uma homenagem aos críticos que, assim como Ego, amam o que analisam. Isso não impede, no entanto, que o roteiro (e a direção de arte) o considerem a maior ameaça à sobrevivência do Gusteau’s.

Por outro lado, Remy simboliza todas as pessoas que, independente de sua origem, tornam-se muito boas no que fazem.

Ratatouille ● Ratatouille. Ratatouille (USA, 2007). Dirigido por Brad Bird, Jan Pinkava. Escrito por Brad Bird, Jan Pinkava, Jim Capobianco, Brad Bird, Emily Cook, Kathy Greenberg, Bob Peterson. Com Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Brian Dennehy, Peter Sohn, Peter O'Toole, Brad Garrett, Janeane Garofalo, Will Arnett. ● Nota: 5/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-11-20. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?