Sem Medo As Canções De Luciano Ligabue

Caloni, December 20, 2010

External image

Esse é um documentário que, em um tom misto de atualidade e nostalgia, conta a história dos italianos pelos olhos de sua Constituição, criada após a Segunda Guerra, e como esses ideais foram (ou não) evoluindo na passagem das gerações.

Usando um cantor pop (o Luciano Ligabue do título) como identidade para cada parte da história, ouvimos a opinião de vários representantes da sociedade, de uma adolescente a um padre. Há pessoas, inclusive, que passaram por momentos que gostariam de não se lembrar, como uma filha que teve o pai assassinado por ser testemunha de um crime político na empresa que trabalhava.

O uso do cantor de carne e osso como elo entre a sociedade e a política não é por acaso. Como no diálogo de início das elucubrações políticas, depois de escritos os direitos dos italianos pós-guerra, o povo ativo foi aos poucos se tornando o público de um regime que cada vez mais se distanciava dos ideais da nação que acabava de renascer.

Podemos dizer que, por meio desse documentário, Baària faz mais sentido do ponto de vista contextual, pois tanto este quanto aquele representam a necessidade que esse país tem de revisitar o que aconteceu e o que acontece no cenário político-econômico do povo italiano, e ambos o fazem de uma maneira similar: com enxurradas de ideologias e imagens entrecortadas do cotidiano.

E o que isso representa para nós, brasileiros? Antes que uma forma de enxergar as diferenças entre nossos povos, essa visão vem mais a calhar para que vejamos muitas coincidências e semelhanças em nossos modos, principalmente no que diz respeito à política. Há uma hora, por exemplo, que um repórter pergunta, nas vésperas da Copa do Mundo, se o evento esportivo não representaria um risco do povo esquecer dos problemas que o país enfrenta.

Da mesma forma, quando vemos as pessoas aplaudindo a prisão de um conhecido mafioso enxergamos o que ocorre pros lados de cá quando um assassino que emerge da mídia é finalmente preso em consequência de seus atos e, mais importante, da pressão pública.

A semelhança para no momento que vemos que o engajamento político do cantor, que exibe o texto da Constituição de seu país enquanto canta uma das músicas no Coliseu, há tempos por aqui era uma realidade. E perto da cena em que ele usa uma filmadora para gravar os fãs naquele momento é dito que o povo não liga pra mais nada a não ser “o grande irmão” (Big Brother Itália?).

Sem Medo As Canções De Luciano Ligabue ● Sem Medo As Canções De Luciano Ligabue. Niente paura (Italy, 2010). Dirigido por Piergiorgio Gay. Escrito por Piergiorgio Gay, Piergiorgio Paterlini. Com Luciana Castellina, Luigi Ciotti, Beppino Englaro, Margherita Hack, Luciano Ligabue, Stefano Rodotà, Sabina Rossa, Paolo Rossi, Giovanni Soldini. ● Nota: 3/5. Categoria: movies. Publicado em 2010-12-20. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?