Transformers O Lado Oculto da Lua

Caloni, July 6, 2011

External image

É muito difícil para quem começa a estudar aos poucos os segredos do cinema descobrir o que faz um filme ruim. Apenas o fato de não gostar do que se vê não é argumento satisfatório para entender quais mecanismos estão ali (ou não) para sabotar por completo uma experiência cinematográfica tão bem sucedida tecnicamente, como para mim foi esse Transformers 3.

É muito óbvio perceber pequenos erros de montagem, que é quando uma cena não casa com a próxima, ou um conjunto delas. Mas isso por si só não deixa o filme, como um todo, em um patamar inaceitável. Faz parte do jogo. O nosso herói desajeitado Sam (LaBeouf) possui uma função pré-determinada desde o início dessa “trilogia”, que é servir de representante para todos nós, adolescentes tarados por loiras gostosas e carros potentes que adora vê-los se transformar em robôs e “brigar pra valer”. E tudo bem. Agora, isso não justifica vermos o rapaz em uma situação de perigo, e, logo em seguida, ele aparecer de um ângulo mais alto, posando de gatinho para um pôster do novo sucesso de Michael Bay.

Olhando dessa forma o filme (e ele nos faz enxergar assim), temos a sua trama patética desmascarada, o que faz perder toda a graça nas cenas de tensão. Porém, dessa vez temos uma obra de maestria técnica de encher os olhos em 3D. É possível perceber a profundidade de campo na maioria das cenas de ação, e quando isso ocorre dentro de um prédio em movimento angular porque está se despedaçando, é espetacular. De verdade!

Só que não é só de imagens que vive o cinema. Sim, um filme é uma sequência de imagens inicialmente desconexas, mas que, ao serem editadas, se transformam em linguagem, possuem respiração própria e contam a história que quiser. Aqui há apenas as imagens desconexas e só. Sozinhas, elas possuem o efeito vitrine que comentei, mas juntas, elas não revelam nada. Apenas uma longa, e angustiante, experiência.

Transformers O Lado Oculto da Lua ● Transformers O Lado Oculto da Lua. Transformers: Dark of the Moon (USA, 2011). Dirigido por Michael Bay. Escrito por Ehren Kruger. Com Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, Josh Duhamel, John Turturro, Tyrese Gibson, Patrick Dempsey, Frances McDormand, John Malkovich, Kevin Dunn. ● Nota: 1/5. Categoria: movies. Publicado em 2011-07-06. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?