Um Lugar Qualquer

Caloni, December 25, 2013

External image

A rotina “solitária” do playboy/ator Johnny Marco (Stephen Dorff), cercado de tietes por todos os lados, mas que não abre mão de uma sessão privada de pole dance protagonizada por gêmeas, e a mudança que vai ocorrendo conforme sua filha Cleo (Elle Fanning) vai participando cada vez mais de sua vida, é mostrada pela lente humanamente aguçada de Sofia Coppola (Encontros e Desencontros), o que dispensa muitos diálogos.

E não só os diálogos. Quase inexiste trilha sonora (apenas a que faz parte daquela realidade). As cenas são longas e quase não ocorre ação, mas o que ocorre, move a história, de maneira econômica e orgânica. Até quando Johnny vai moldar sua cabeça para efeitos visuais de seu filme, o monstro que vemos é aquele ser humano por dentro (ou como ele se sente ao se comparar com a filha). Não é sequer preciso explicar a existência de tantas mulheres em sua volta: na primeira cena o que vemos e ouvimos é tão somente sua Ferrari.

Um Lugar Qualquer ● Um Lugar Qualquer. Somewhere (USA, 2010). Dirigido por Sofia Coppola. Escrito por Sofia Coppola. Com Stephen Dorff, Chris Pontius, Erin Wasson, Alexandra Williams, Nathalie Fay, Kristina Shannon, Karissa Shannon, John Prudhont, Ruby Corley. ● Nota: 4/5. Categoria: movies. Publicado em 2013-12-25. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?