Wall Street O Dinheiro Nunca Dorme

Caloni, September 24, 2010

External image

Essa seria a continuação do original Wall Street, quando o protagonista sai da prisão e sua filha namora um operador de Wall Street.

O que vemos no começo é a caracterização da crise na forma de personagens muito bem caracterizados e com papéis bem definidos, como na fatídica reunião da quebra do primeiro banco de investimentos, em uma reunião contada com uma fotografia sombria e movimentos tensos.

O movimento de câmera, aliás, busca frequentemente tentar inovar, como na sequência em que o protagonista sobe o prédio e vemos a câmera girar a subir do lado de fora, acabando por atravessar a parede de vidro. Um tanto previsível, mas funciona para dar uma ideia da grandeza em volta daquele bairro de Nova York.

Aliás, previsibilidade pode ser descrita de duas formas nesse filme: de um lado sabemos várias coisas que aconteceram na crise e que são reproduzidas uma a uma na narrativa, e por outro, o destino dos personagens é imprevisível seja pelo caos que vira o roteiro de ponta-cabeça, colocando uma filha que não se decide se gosta do pai, se gosta de dinheiro e quais suas motivações.

Com boas cenas que mantém a tensão na primeira metade do filme (como as reuniões de negócio já citadas), o filme vai se esvaindo da sua premissa e vai perdendo seus personagens que tanto desejam caracterizar essa passagem de história econômica. Chegamos ao terceiro ato cansados de tantas reviravoltas sem sentido, já não sentindo mais pelo destino dos personagens, pois já não sabemos ao certo seus anseios.

Wall Street O Dinheiro Nunca Dorme ● Wall Street O Dinheiro Nunca Dorme. Wall Street: Money Never Sleeps (USA, 2010). Dirigido por Oliver Stone. Escrito por Allan Loeb, Stephen Schiff, Stanley Weiser, Oliver Stone. Com Richard Stratton, Harry Kerrigan, Michael Douglas, Carey Mulligan, Shia LaBeouf, Sunil Hirani, Maria Bartiromo, Austin Pendleton, Thomas Belesis. ● Nota: 4/5. Categoria: movies. Publicado em 2010-09-24. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?