Pós-II Seminário Portabilidade e Performance
Wanderley Caloni, 2010-12-21: c++, palestras

O nosso seminário da semana retrasada sobre portabilidade e performance teve um clima mais familiar, lembrando os antigos eventos. O tamanho menor da sala, aliado ao fato dos palestrantes não precisarem usar microfone, como foi da última vez, fez com que houvesse mais interação com o público, com destaque para minha própria palestra, onde tivemos um hiato significativo para falar sobre o desempenho da classe std::string e outros assuntos mais obscuros.

A ordem das palestras também ajudou muito a tecer os conteúdos individuais para algo maior e em comum, que eram os temas do seminário: se com Galuppo tivemos uma pitada do desenvolvimento concorrente, com Fernando conseguimos entender de uma maneira simples e didática como funcionam os recursos de sincronismo entre threads rodando em múltiplos cores, com uma pequena ajuda de um exemplo em C levado ao nível de assembly, onde foi possível acompanhar o que já havíamos aprendido com a palestra do Caloni.

Assembly++ - A Palestra

Pra terminar, um apanhado de boas práticas e  a experiência de quem já mexeu muito com análise e desempenho no código: Rodrigo Strauss. Além das dicas e do bom humor costumeiros, tivemos uma pequena prévia do que poderemos ter em breve com o tema “C++ com outra linguagens”.

Deixarei disponibilizado para download minha transparência, onde infelizmente não estão embutidos o áudio nem o vídeo do momento realmente importante,que foi a interação do grupo durante a apresentação. Se você perdeu, so sorry. Até a próxima!