Primeiro ano do novo Caloni.com.br

2008/06/13

caloni-first-year.pngMelhor que ter feito aniversário de dois anos no antigo blogue foi ter feito o primeiro aninho nesse novo formato, mais atualizado, mais diversificado e mais antenado com o meu dia-a-dia real.

No dia 14 de junho de 2007 foram publicadas as boas vindas, e desde então o número de artigos tem se mantido sempre no formato três por semana, dois por semana, consecutivamente, distribuídos na segunda, quarta e sexta, terça e quinta. Esse jogo de xadrez tem me mantido bem ocupado, admito, mas no final até que vale a pena. Chegamos à marca de 130 artigos e 182 comentários dentro de 29 categorias.

E por falar em variedade, falamos de vários assuntos desde o início. Entre um devaneio e outro, conseguimos explorar algumas particularidades das linguagens C/C++, o funcionamento obscuro do Windows, algumas dicas sobre programação e ferramentas, e até tivemos tempo de explorar coisas mais específicas, como depuração, engenharia reversa, controle de fonte e C++ Builder.

No placar, as coisas ficaram mais ou menos distribuídas:

Assunto     Artigos




Programação 10
C++     31
Windows     11
Depuração   10
WinDbg      18
Dicas       27
Código      15

Sobre os visitantes, eles ainda são uma incógnita. Relacho meu, admito. Não faço nem uma simples pesquisa para saber se a maioria está no nível iniciante Juquinha ou avançado “The Guy”. Prometo melhorar isso no segundo ano.

caloni-visitantes2.png

Pela quantidade crescente de visitantes, dá até pra imaginar que estou “no caminho certo”. Mas, quer saber? Que caminho é esse? Não quero fundar um fã-clube, não quero me tornar rico e famoso (talvez só a parte do rico) e, muito menos, influenciar ninguém. Além do que, quanto mais velho um saite se torna, e sendo freqüentemente atualizado, é natural ser mais visitado. Por isso que eu acredito piamente que na maioria dos casos estatística é uma merda, pois mostra uma realidade cheia de conteúdo mas sem nenhum significado.

Por outro lado, alguns dados são muito interessantes, pois podem moldar o futuro de um blogueiro profissional (não é o meu caso), como os resultados mais-mais do google:

caloni-busca-no-google2.png

No entanto, saber que o topo da lista é formado por buscas por “softice” não irá me fazer escrever mais artigos sobre esse depurador mais do que eu escrevi, até porque já é um depurador morto usado hoje em dia em raríssimos casos (no meu caso). Se você quer craquear um programa, mesmo que isso seja contra a lei, aprenda WinDbg que você ganha mais!

Das novidades que aconteceram durante esse ano, a maior e mais interessante foi o renascimento do nosso grupo de C++, que talvez continue dessa vez a sua vida normal. Ou não. Esperemos que sim =)

Eu fico sinceramente muito feliz em saber que existem muito mais pessoas interessadas em C++ do que eu mesmo, até porque isso me dá muito mais tempo para escrever sobre outras coisas que não seja C++ que, admiro humildemente, não chego a usar 20% no meu dia-a-dia.

Facebook | Twitter | Linkedin | Google