Minecraft Story Mode

Caloni, December 8, 2018

External image

O problema de uma história interativa nunca é a interação em si, mas a falta de capacidade do roteirista em criar uma árvore de possibilidades onde permaneça uma narrativa suficientemente interessante para o espectador. O espectador sente quando está sendo enganado, quando o que ele vê em sua tela é um mero replicante (Blade Runner).

E essa barreira em um vídeo estático me parece intransponível. Mesmo que essa seja uma ramificação eloquente de perguntas e respostas esta continua sendo uma tabela fixa. Muitas perguntas não serão instigantes ou não terão motivo de existir em uma narrativa preparada para conduzir expectativas de uma história. Por sua vez suas respostas pouco importam, pois tendem a soar falsas dentro das motivações dos personagens.

Isso quer dizer que só existe uma resposta certa, ou todas as respostas devem levar ao mesmo lugar emocional. E é isso o que essa série programada pela criadora do Minecraft pretende. É boba, é simplória e tem diálogos terríveis. Seus personagens são genéricos e servem como bonecos. Ainda assim, é uma série que pode funcionar com crianças.

Esta série é equivalente também a pessoas que assistem pessoas jogando este jogo, já que ele próprio é uma história interativa conduzida por seus jogadores. E, convenhamos, há algumas histórias muito melhores sendo escritas por aí do que as vistas neste programa de TV.

Minecraft Story Mode ● Minecraft Story Mode. EUA, Suécia, 2015. Escrito por muita gente para listar, dirigido também. Com Patton Oswalt, Catherine Taber, Dee Bradley Baker. Interativo. ● Nota: 2/5. Categoria: series. Publicado em 2018-12-08. Texto escrito por Caloni. Quer comentar?