TDC 2011

2011/06/30

Estarei no TDC esse ano. A trilha é de C++, mas farei uma palestra sobre engenharia reversa. Para ser mais específico, falaremos sobre a análise do Dicionário Houaiss, cujo projeto venho mantendo nos últimos anos. Acho legal termos um espaço para falarmos de quando fazemos realmente a coisa, em vez de ficar sempre na teoria de como seria ou o que um programador precisa saber para começar a analisar um binário.

Se você gosta do tema e possui dúvidas a respeito, ou gostaria de mais detalhes sobre outros projetos, não deixe de comparecer. Antes e depois da palestra estarei disponível para conversarmos. O mais interessante de termos uma trilha em C++ é reunir pessoas envolvidas em torno da linguagem, não importando muito a área. Somos um grupo pequeno, e é importante que tenhamos um contato mais próximo de vez em quando.

**C/C++ Caso de Uso: Engenharia Reversa com Windbg** Esta palestra é sobre desmontar e montar novamente. Iremos descobrir como as entradas do dicionário Houaiss eletrônico estão gravadas em um primeiro momento, para depois remontarmos essa informação de maneira que ela possa ser usada em um outro dicionário. **Ferramentas** que serão usadas: Windows, WinDbg, Visual Studio (qualquer versão). **Conhecimentos **necessários: C/C++, Assembly 8086, Win32 API. **Passo-a-passo** da palestra: > > > 1. Sobre Pirataria. Como identificar brechas na licença para que você possa usufruir do seu trabalho de refatoração binária. > > 2. Análise. Desmontando o dicionário Houaiss e desvendando seu funcionamento interno. > > 3. Programação. Remontando a estrutura identificada pela Engenharia Reversa em um formato aberto. > > 4. Sobre Fair Use. Explicando como abrir portas para o desenvolvimento de soluções baseada em nossa análise. >

Outros conteúdos

Assuntos “similares” também nos esperam com Sergio Prado e programação segura e Rodrigo Almeida, abordando o desenvolvimento de microkernel. Além disso, também teremos Bruno Koga e Guilherme Andrade destrinchando o compilador LLVM para Objective-C, enquanto Antonio Ribeiro Alves Júnior explica sobre t100, um Middleware para Simulação Distribuída.

Nos vemos lá.

Facebook | Twitter | Linkedin | Google