TDC 2014: Segurança
Wanderley Caloni, 2014-07-16

#algoritmo #assembly #babylon #bugs #eventos #falhas #houaiss #pôquer #reversa #reverse engineering #segurança #segurança da informação #tdc #tdc2014 #windbg #xor #palestras

Nesse TDC, além da minha palestra usual na trilha C/C++ irei participar da trilha de segurança, voltando às minhas origens, quando programava em empresas da segurança da informação. Foram 10 anos!

Estão marcadas duas palestras nesse dia (quinta-feira, 7 de agosto de 2014): uma já ministradas outras vezes sobre o processo de engenharia reversa do dicionário Houaiss, que gerou tantas discussões nos comentários e versões alternativas (inclusive em Python!) do código. Aqui, além de já explicar o processo que me fez abrir o dicionário Houaiss para uso no Babylon, pularei a parte do uso no Babylon e irei focar mais nas técnicas de segurança que podemos utilizar para tornar essa engenharia reversa não impossível, mas pelo menos um pouco mais difícil.

Já a segunda palestra é bem rápida – espero! – e fala sobre um artigo que li de Laura Diane Hamilton sobre algoritmo de embaralhamento de cartas para saites de pôquer. Esse artigo, que irei demonstrar, explica diversas falhas do código de um saite e eu tentarei explicar brevemente maneiras de se aproveitar dessas falhas, além – é claro – de como se proteger contra isso!

Então é isso aí, mais um dia, mais uma trilha, mais bits e bytes. Nos vemos por lá!