A Viagem de Lucia

2011-09-07

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Uma produção ítalo-argentina obscura que conta a história de Lúcia e Lea, duas mulheres com visões completamente diferentes da vida que acabam se encontrando e compartilham momentos que irão transformar a vida de uma delas.

Ao estabelecer as mudanças de atitude de Lúcia através das cores de sua roupa e do próprio ambiente onde se encontra, a direção de arte / figurino conseguem efetivamente expressar as mudanças de Lúcia de maneira muito mais orgânica, o exato oposto do que o roteiro faz para Lea, forçando-a a realizar ações atípicas na casa de uma estranha que soam ao mesmo tempo forçadas e sem criatividade, pois fazem parecer simples adornos para “colorir” a vida de uma em detrimento à situação depressiva da outra.

E a direção, por sua vez, ainda que consiga usar os planos-detalhe de ambas quando estão juntas para representar a intimidade crescente (em detrimento do marido), por vezes o ritmo da história cai para o contemplativo sem razão alguma a não ser ocupar minutos necessários para o filme se transforme em um longa, e por mais que a paisagem seja belíssima, em nada corresponde ao desenvolvimento de ambas as personagens. (Melhor se sai ao focar seus respectivos namorado e marido pós-reviravolta, com o uso de ambientes escuros e ângulos baixos.)

Enfim, um filme que valoriza as atuações não-tão-inspiradas das desconhecidas (para mim) Sancra Ceccarelli e Francesca Inaudi, e que ao mesmo tempo não acrescenta muito como experiência cinematográfica. Seguindo adiante.

link cinema draft movies