Amnésia

2019-02-02 · 4 · 690

Este ainda é um rascunho publicado prematuramente e está sujeito a mudanças substanciais.

Você se lembra do último excelente filme que você viu? Leonard com certeza não. Ele não consegue nem lembrar de bons momentos de sua vida após a esposa ter sido assassinada e sua cabeça lesada. Bom, talvez se conseguisse lembrar ele não teria nenhuma boa lembrança. Exceto, talvez, o dia em que ele matou o assassino de sua esposa. Mas será que isso aconteceu realmente?

Memento, ou Amnésia, como é chamado no Brasil porque as distribuidoras daqui tem demência (e essa é a palavra certa), é um dos primeiros filmes do hoje aclamado diretor Christopher Nolan, e com certeza esse foi um dos filmes que ajudou-o a atingir a lista dos grandes de Hollywood até jovens espinhosos pós-11 de setembro começar a venerá-lo pela trilogia do Batman.

Sua maior virtude está em um roteiro que conta a história de trás pra frente. Explico: cronologicamente o filme começa alguns momentos antes de seu final, mas assim que termina passamos aos momentos anteriores, até que ele se junte com a cena anterior, indo depois para momentos antes desse, e assim por diante. Quando o filme termina estamos na cronologia normal no começo da história, e nossa mente está trabalhando muito semelhante ao do personaem principal, Leonard.

Leonard é uma pessoa com um problema de memória bem específico: ele não consegue mais reter memórias de longo prazo. Ele acorda, lava o rosto, escova seus dentes, veste sua roupa e… não consegue se lembrar se lavou o rosto, escovou seus dentes, etc. Uma pessoa dessas precisa de ajuda.

Mas o personagem interpretado de maneira ligeiramente atrapalhada por Guy Pearce – usando roupas ligeiramente maiores que ele – não está interessado em se internar. Ele precisa vingar sua mulher, que foi estuprada e assassinada no mesmo evento que o tornou um vegetal com lembranças de uma vida que perdeu. Sua última lembrança dessa vida é a mulher morrendo no banheiro, e a partir disso sua única motivação na vida se torna a vingança.

Christopher Nolan sabe que contar uma história dessa forma pode tornar as pessoas confusas e ser bem entediante. Por isso ele conta uma história bem simples, quase banal. No DVD do filme há um extra que te permite tocar o filme na ordem cronológica. Eu fiz isso uma vez. Se trata de algo chato, sem significado, sem tensão.

Mas invertendo a ordem o filme nos permite enxergar o mundo sob a ótica do perturbado Lenny e entender seu drama. Sem isso esse filme seria medíocre e sem qualquer motivo de existir.

Para nos relaxar, Nolan também insere uma sub-história ocorrendo na ordem certa que vai intercalando a ação principal. Ele o faz em preto e branco. Seu plot é sobre um caso que Leonard conheceu antes disso tudo acontecer e cujo homem sofria do mesmo mal. Lenny possui uma tatuagem em sua mão esquerda que diz “lembre-se de Sammy Jenkins” (esse é o nome do cara). E você pode acreditar que ele já contou essa história para mais de uma pessoa mais de uma vez. Às vezes para a mesma pessoa.

O uso de tatuagens e polaroides dá estilo ao personagem, que tenta de maneira quase que patética ordenar sua vida em torno de anotações que para ele faz sentido, mas que nem sempre é a verdade. Questionado sobre isso, ele afirma algo que queremos esquecer: a própria memória humana é suscetível a erros. Testemunhas oculares não possuem um peso muito bom no julgamento da polícia em casos de delitos. Nós reinterpretamos a realidade muitas vezes, relembrando de momentos onde a cor da parede está diferente, a música tocada era outra e as pessoas envolvidas talvez nem existam.

A triste realidade de que somos sacos de polaróides e tatuagens em nosso cérebro caminhando por esse mundo é contrabalanceado com seu objetivo de matar o criminoso responsável. Quando lhe perguntam se isso fará alguma diferença para ele, já que devido à sua condição não conseguirá se lembrar do que fez, Leonard responde: “o mundo não deixa de existir simplesmente porque você fecha os olhos”.

Talvez não, Leonard. Talvez não. Mas você deixa. E sem você, qual o motivo de estar fazendo essas coisas?

Memento (United States, 2000). Dirigido por Christopher Nolan. Escrito por Christopher Nolan, Jonathan Nolan. Com Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Mark Boone Junior, Russ Fega, Jorja Fox. · IMDB · Letterboxd · More Details · cinema · draft · movies · Twitter ·