Attack on Titan

Este anime começa bem sério, impondo o tema da sobrevivência humana em um núcleo bem basal, quase visceral. Ele explora os princípios pelos quais se deve viver, e não meramente sobreviver. Seu herói é o jovem Eren, que considera o modo de vida de sua sociedade temporário. Protegidos por muralhas que foram erguidas para proteger os últimos representantes da espécie humana, do outro lado seguem como zumbis gigantes humanóides. Conhecidos como titãs, não há nada de nobre em seu feitio. São caracterizados como animais com duas vantagens sobre a humanidade: seu tamanho descomunal e o comportamento bestial.

Essa é a introdução de uma série épica, que levanta questões sérias sobre heroísmo, honra e atitude. Vai na contramão dos valores derrotistas de uma geração apaziguada sobre a promessa de paz e amor travestido de discursos utópicos de diversidade e tolerância, mesmo que o diverso seja o degenerado, e mesmo que seja para tolerar os intolerantes.

Sua estética é de luzes foscas, amareladas, com diferentes artes competindo pela expressividade. Seus traços harmonizam o inconcebível como realismo de um drama sem meias palavras. Esta é uma guerra e estamos perdendo. E a mensagem é clara: é preciso fazer algo a respeito.

Wanderley Caloni, 2022-07-24 14:16:45 -0300

animes discuss